Quando você começa a correr, seus músculos usam energia armazenada na forma de adenosina trifosfato. Mas essas reservas de energia se esgotam rapidamente. A maneira mais eficiente de substituir o ATP requer oxigênio, então você começará a respirar mais rápido para compensar sua falta de oxigênio. Além disso, seu coração bate mais rápido para bombear mais sangue rico em oxigênio e os vasos sangüíneos em seus músculos se expandem para lidar com o aumento do fluxo sangüíneo.
Significância
Se você correr frequentemente, seu sistema cardiovascular seja forte e eficiente, o que significa que pode enviar oxigénio aos músculos rapidamente. Consequentemente, você poderá executar por um longo tempo. Mas se você não está apto, seu sistema cardiovascular não será capaz de obter e fornecer oxigênio rapidamente e pode causar fadiga precoce.
Em um certo ponto, a falta de oxigênio torna impossível para continuar correndo. Você pode se sentir tonto e como se estivesse prestes a desmaiar. À medida que o seu corpo luta para absorver mais oxigênio para satisfazer suas necessidades aprimoradas, ele se transforma em respiração anaeróbica - que não requer oxigênio - para alimentar seus músculos. Um subproduto disso é o ácido lático, que diminui a eficiência dos músculos e pode causar cãibras musculares. Enquanto se esforça para se exercitar é bom, se você sentir esses sintomas, deve parar de correr. Caminhe devagar e respire profundamente para permitir que seu corpo restaure seus níveis de oxigênio.
Correr regularmente melhorará seu sistema cardiovascular, o que levará a uma maior resistência. A chave é desafiar o seu sistema cardiovascular sem forçar muito o seu corpo. Se você é novo em corrida, comece com uma caminhada rápida para aquecer os músculos e, em seguida, corra por um curto período de tempo. Seu objetivo deve ser alcançar um nível de intensidade em que sua respiração seja rápida, mas você ainda pode conversar normalmente sem parar para recuperar o fôlego. Se você fizer isso regularmente, com o tempo, poderá correr por períodos mais longos sem sentir falta de oxigênio.
Insight de Especialistas
Alguns corredores treinam em climas pobres em oxigênio e alta altitude para forçar seus corpos para ajustar a falta de oxigênio. Isso fortalece ainda mais seu sistema cardiovascular. Correndo em altitudes elevadas estimula a produção de glóbulos vermelhos, que entregam oxigênio aos músculos. Consequentemente, o aumento do número de glóbulos vermelhos melhora a resistência muscular.