casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Comer alimentos alcalinos pode ajudar a combater o câncer

A dieta alcalina baseia-se na teoria de que o seu sangue é levemente alcalino - o oposto de alimentos ácidos que combinam com a alcalinidade do seu sangue contribui para a saúde. Os proponentes afirmam que uma dieta alcalina reduz o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer, além de aumentar a energia e promover a perda de peso. Até à data, não há provas para apoiar estas alegações.

De onde veio a ideia

A ideia de que alimentos ácidos podem promover o cancro tornando o pH do organismo demasiado ácido é um mito, de acordo com o American Institute for Pesquisa sobre câncer. Esta teoria é baseada em experimentos de laboratório que sugerem que as células cancerosas prosperam em um ambiente ácido e não podem sobreviver sob condições alcalinas. O problema é que isso se aplica apenas a uma configuração de laboratório isolada. É impossível alterar o ambiente celular de um corpo, de acordo com o instituto. Seu sangue pode se tornar ligeiramente ácido depois de comer certos alimentos, de acordo com a Canadian Cancer Society. Mas seu corpo usa um sistema complexo para garantir que o pH do sangue permaneça dentro de uma faixa saudável.

O que ele envolve A dieta alcalina não é baseada em se o alimento em si é ácido, mas sim se ele cria um ambiente ácido no corpo. A fruta cítrica é naturalmente ácida, mas quando ingerida contribui para um ambiente alcalino, segundo a Universidade da Califórnia, em San Diego. A dieta alcalina envolve comer alimentos produtores de alcalina, como certas frutas frescas, vegetais, raízes, tubérculos, nozes e legumes, enquanto limita a quantidade de alimentos que produzem ácido, como carne e produtos lácteos. Ciência diz

Pesquisadores examinaram os potenciais benefícios para a saúde de uma dieta alcalina e em relação ao câncer e não encontraram nenhuma literatura científica mostrando qualquer benefício em consumir uma dieta alcalina para a prevenção do câncer. Eles mencionaram que, em uma situação clínica, o uso de bicarbonato de sódio pode melhorar a eficácia dos medicamentos quimioterápicos. O bicarbonato de sódio é um tampão ácido usado para tornar o sangue menos ácido em certas condições. O estudo foi publicado no "Jornal de Saúde Pública e Ambiental", volume de 2012.

Dieta e risco de câncer

Sua dieta pode ter uma forte influência sobre o risco de câncer, mas a acidez ou alcalinidade dos alimentos é Não o que importa, diz o Instituto Americano de Pesquisa do Câncer. O melhor conselho é comer uma dieta bem equilibrada com muitas frutas e legumes. Certos tipos de vegetais, como a variedade cruciforme, não são apenas ricos em nutrientes, mas contêm compostos que podem combater o câncer, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Esta família de vegetais inclui brócolis, couve, couve, repolho, nabos, rúcula, couve-de-bruxelas e couve-flor.