Seus pulmões são órgãos especializados projetados para a absorção eficiente de oxigênio e remoção de dióxido de carbono de seu corpo. Filtrando constantemente o sangue através desses tecidos, o sistema pulmonar cria uma interface entre a circulação e a atmosfera. À medida que os níveis de dióxido de carbono aumentam durante o exercício extenuante, músculos adicionais da respiração são acionados para evitar grandes mudanças na concentração de gás no sangue. Respiração normal
Seus tecidos estão constantemente metabolizando nutrientes e produzindo dióxido de carbono como um subproduto. Mesmo quando você está lendo este artigo, todas as células do seu corpo estão produzindo um nível básico de dióxido de carbono; a quantidade produzida nesse estado determina sua frequência respiratória normal. O diafragma, o principal músculo da respiração, é o único necessário para este nível de respiração.
Músculos Intercostais | Corrida perpendicular às costelas do peito, os músculos intercostais servem para endurecer a parede torácica durante a respiração normal. assim os pulmões podem efetivamente trocar ar. No entanto, durante o exercício, esses músculos assumem um papel diferente. Ao facilitar a expansão da caixa torácica, os músculos intercostais se contraem durante o exercício extenuante, permitindo que os pulmões acomodem mais ar a cada respiração. Essas adaptações na função muscular aumentam a eficiência das trocas gasosas e ajudam a absorver parte do trabalho de respiração do diafragma.
Músculos acessórios
Vários músculos localizados no pescoço também podem contribuir para o trabalho de respiração durante exercício. O músculo esternocleidomastóideo, que vai da base do crânio até o peito, pode ser chamado para a ação durante períodos de exercícios extenuantes. Este músculo atua para puxar toda a caixa torácica para cima, facilitando a expansão pulmonar e as trocas gasosas. Outro grupo muscular no pescoço, conhecido como os músculos escalenos, também eleva a caixa torácica; esta ação complementa o músculo esternocleidomastóideo na promoção da expansão pulmonar.
A respiração extenuante é uma resposta normal durante o exercício e é importante para manter os níveis normais de gás no sangue. Se você estiver respirando pesadamente em repouso, no entanto, isso pode indicar uma condição médica subjacente que deve ser avaliada por um médico, de acordo com o MedlinePlus. Também conhecida como hiperventilação, a respiração rápida ou profunda em repouso pode ser causada por ansiedade, pânico ou outras condições médicas, como doença cardíaca ou pulmonar.