casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Alimentos altamente ácidos que afetam o pH do sangue

A escala de pH expressa concentração de íon hidrogênio, que torna uma substância ou ambiente mais ácido ou alcalino, em uma escala de 0 a 14. Sete é neutro na escala e menor que sete - o que indica uma concentração elevada de iões de hidrogénio - é ácida. Idealmente, seu sangue deve ficar próximo ao seu pH natural entre 7,35 e 7,45. No entanto, alimentos ácidos podem afetar o pH do sangue e seu risco de vários problemas de saúde.

O que são alimentos ácidos?

Alimentos ácidos formam ácido em seu corpo quando eles são metabolizados ou discriminados. É mais preciso referir-se a eles como alimentos formadores de ácido para evitar confusão com alimentos que têm alto teor de ácido - como limões - mas que são alcalinos quando você os consome. A dieta americana típica é rica em alimentos formadores de ácido, quando seria mais saudável estar entre 50 e 75% alcalina.

Efeitos de alimentos ácidos |

Quando alimentos ácidos reduzem o pH do sangue e corpo, os níveis de inflamação aumentam e danificam as células, tecidos e órgãos. Extremos - muita acidez ou alcalinidade - tornam seu corpo mais vulnerável a doenças e enfermidades, segundo a nutricionista Cherie Calbom, co-autora de “Juicing, Jejum e Desintoxicação para a Vida”. Ela observa que consumir muitos alimentos formadores de ácido contribui a problemas de saúde, como dor nas articulações, osteoartrite e osteoporose.

Alimentos ácidos e alcalinos

As chances são de que muitos dos seus alimentos favoritos são considerados alimentos ácidos. Eles incluem carne e produtos animais, como leite, queijo e creme. Carboidratos refinados como açúcar e farinha branca, grãos integrais, frituras e muitas frutas também são alimentos ácidos. Assim são frituras, junk food, café, chá, refrigerante e álcool. Por outro lado, legumes, nozes, sementes, óleos saudáveis, como oliva e semente de linho, frutas cítricas e a maioria das leguminosas são alimentos formadores alcalinos.

Considerações

É muito difícil alterar permanentemente o pH seu corpo, de acordo com Karina Christopher, uma nutricionista registrada na Universidade de Kentucky Markey Cancer Center. Órgãos como o fígado e os rins fazem horas extras para restaurar o pH natural do corpo. Então você não deve ficar obcecado em comer ocasionalmente alimentos formadores de ácido. A preocupação real é constantemente comer uma dieta carregada com esses alimentos. Além de sua capacidade de manter o corpo em um pH mais baixo, a maioria dos alimentos ácidos - como carne, produtos lácteos e carboidratos refinados - são os principais culpados pelo ganho de peso, o que pode levar a distúrbios relacionados, como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.