casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Aumento da ventilação e exercício alveolar

Sua respiração aumenta em proporção direta com a intensidade do seu treino. Isso acontece porque o oxigênio que você inala tem o trabalho simples de levar embora os fragmentos químicos que seu corpo produz quando você queima o açúcar em busca de energia. Esses fragmentos são átomos de hidrogênio que o corpo combina com o oxigênio para fazer água e átomos de carbono que o corpo combina com o oxigênio para produzir dióxido de carbono.

Hiperventilação

A ventilação, no que se refere ao corpo humano, apenas uma definição muito específica - dióxido de carbono, CO2, eliminação. Os termos ventilação e hiperventilação são freqüentemente usados ​​erroneamente como sinônimos de respiração. Por exemplo, se você respirar muito rápido, mas superficial, você moverá o ar exalado de seus pulmões apenas até sua traqueia, comumente chamada de tubo de ar, antes de inalar novamente. Isso pode parecer muito com a respiração, mas dificilmente qualquer ar viciado é retirado e muito pouco ar fresco entra. Esse padrão de respiração rápida é apenas hipoventilação, ventilação insuficiente, porque nunca expele dióxido de carbono suficiente. Apenas a respiração normal ou profunda produz ventilação.

Seus alvéolos

Seus alvéolos são bolhas microscópicas delicadas que preenchem os pulmões, conectadas às vias aéreas que transportam o ar para dentro e para fora delas. São sacos extremamente finos de tecido contendo uma rede de capilares, ou minúsculos vasos sangüíneos. Se você pudesse espalhar todos os seus alvéolos em uma superfície plana, eles cobririam uma área tão grande quanto uma quadra de tênis. Isso expõe todo o seu sangue, um único glóbulo vermelho de cada vez, ao ar fresco que você preenche com os pulmões em cada respiração profunda. A perfusão, ou fluxo sangüíneo, deve coincidir com a ventilação, de modo que o oxigênio se difunda para o sangue e o CO2 se difunda adequadamente. Você não pode ventilar adequadamente sem alvéolos saudáveis.

Exercício

O exercício faz o dióxido de carbono oxidando ou queimando as moléculas de açúcar. Toda vez que seus músculos quebram uma molécula de açúcar em fragmentos de carbono e hidrogênio, os elétrons são liberados para ativar as fibras musculares e nervosas. Sem seus elétrons, os átomos de carbono e hidrogênio precisam de algo mais para agarrar. Esse é o trabalho do oxigênio e a razão pela qual seus músculos e nervos precisam dele quando você se exercita. Exercitar os músculos produz energia e CO2. Quanto mais CO2 você fizer, mais precisará ventilar seus alvéolos para se livrar dela. Exercício aumenta a sua ventilação alveolar.

O seu cérebro e certos receptores nos vasos sanguíneos são extremamente sensíveis ao CO2 no sangue. Se o seu CO2 sobe um ou dois por cento durante o exercício, o seu cérebro irá duplicar ou mais a sua taxa de respiração e volume. Você percebe isso como um súbito aparecimento de falta de ar - o sinal do seu cérebro para você aumentar a ventilação alveolar para combinar com seu exercício.