A American Heart Association afirma que os níveis de nicotina estarão elevados no sangue por até oito horas depois o último uso de tabaco. Os níveis de cotinina mensurável serão pelo menos 10 vezes maiores no sangue de fumantes do que os não fumantes. Além disso, fumantes pesados podem ter níveis sanguíneos de cotinina de até 450 unidades, ao contrário de um não-fumante que pode ter zero unidades.
Urina
Geralmente usado para triagem de emprego, o teste de nicotina na urina é preciso, simples e eficaz. A nicotina é concentrada na urina, pois é assim que sai do corpo. Os níveis de cotinina na urina podem ser 10 vezes maiores que os do sangue. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, os níveis de cotinina só podem ser estabelecidos na urina; o teste de cotinina na urina não mostra quanta nicotina a pessoa que está sendo testada está usando.
Saliva
Os vestígios de cotinina que representam os níveis de uso de nicotina podem ser encontrados na saliva. Mesmo aqueles que não fumam, mas estão próximos a fumantes, podem testar mais para a cotinina na saliva do que para um não-fumante. Kits de teste de saliva estão disponíveis para compra sem receita e levam minutos a semanas para resultados, dependendo do tipo de kit adquirido. A maioria dos consultórios e clínicas usa o kit instantâneo, onde um cotonete reúne uma quantidade minúscula de saliva. Alguns kits caseiros exigem que se passe uma bola de algodão em torno da boca por 30 segundos, e depois enviam a bola de algodão para um centro de processamento para identificação de cotinina.