Os eletrólitos são moléculas carregadas eletricamente que atendem a várias funções no corpo. Alguns eletrólitos comuns, como potássio, sódio e cálcio, desempenham papéis importantes na condução nervosa, na contração muscular e no ritmo cardíaco. Os níveis de eletrólitos também são importantes na manutenção do equilíbrio de fluidos do corpo. Várias condições podem causar desequilíbrios eletrolíticos.
Os rins são os órgãos mais envolvidos na manutenção do equilíbrio adequado de fluidos e eletrólitos. Segundo o "Manual de Informações Médicas da Merck", os rins filtram eletrólitos do sangue, excretando os níveis excessivos dessas moléculas e reabsorvendo outras que são necessárias. Os rins também excretam qualquer excesso de líquido. O dano renal, que pode ser causado por infecção, inflamação ou trauma, impede que esses órgãos mantenham a concentração adequada de eletrólitos no sangue. Isso pode causar sérios problemas médicos, com níveis de eletrólitos muito altos ou muito baixos.
Desidratação |
A desidratação pode afetar os níveis de eletrólitos. O nível de sódio, em particular, pode ser afetado negativamente. A gastroenterite, ou a gastroenterite, pode levar à desidratação e hiponatremia, ou baixos níveis de sódio no sangue, quando o corpo perde muito desse eletrólito durante a doença. A diminuição da ingestão de fluidos pode levar à desidratação e altos níveis de sódio, pois a concentração desse eletrólito aumenta na ausência de água. Desidratação devido à exposição ao calor e altas temperaturas podem diminuir os níveis de eletrólitos, que são perdidos através do suor.
Problemas adrenais
As glândulas supra-renais, um par de glândulas em forma de triângulo localizado no topo de cada rim, secretam hormônios envolvidos na resposta ao estresse do corpo, desenvolvimento sexual e equilíbrio de fluidos. O principal hormônio adrenal envolvido no equilíbrio eletrolítico é a aldosterona. De acordo com a Lab Tests Online, a aldosterona estimula os rins a reter sódio e excretar potássio. Altos níveis de aldosterona podem resultar em níveis elevados de sódio e aumento da perda de potássio na urina. Condições como a doença de Addison, que causa subprodução de aldosterona, podem resultar em baixos níveis de sódio e alto teor de potássio.
Medicamentos
Certos medicamentos podem afetar os níveis de eletrólitos. Diuréticos, usados para controlar a pressão alta, funcionam aumentando a excreção de sódio e água na urina. De acordo com MayoClinic.com, alguns diuréticos também podem diminuir o nível de potássio na corrente sanguínea. Isso pode causar constipação, cãibras musculares, fraqueza e ritmos cardíacos anormais ou arritmias. Outros medicamentos, como remédios para tosse, contraceptivos orais e esteróides, podem afetar os níveis de sódio. Tomar grandes quantidades de certos antiácidos pode afetar os níveis de cloreto.