casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Níveis Anormais de Cálcio, Potássio ou Sódio

O sódio, o potássio e o cálcio são três dos nutrientes mais essenciais para o seu corpo. Mas quando qualquer um deles está desequilibrado - ou todos os três ao mesmo tempo - isso pode causar sérios efeitos ao seu corpo e à maneira como ele funciona. Compreender a natureza do desequilíbrio eletrolítico e mineral pode ajudá-lo a manter-se saudável e garantir que seus números permaneçam normais.

Desequilíbrio eletrolítico

Sódio, potássio e cálcio são três dos principais eletrólitos de que seu corpo depende para assegure-se de que seu corpo tenha água suficiente, mantenha a acidez do sangue - ou pH - e garanta a ação muscular adequada. Quando seus eletrólitos se desequilibram, podem causar qualquer número de anormalidades e complicações, dependendo de qual eletrólito específico é alto ou baixo.

Níveis de sódio - Hiponatremia - ou um baixo nível de sódio no sangue - é causada por não consumir sódio suficiente em sua dieta ou por condições como diabetes, doenças cardíacas e alguns distúrbios renais. Baixo teor de sódio pode levar a tonturas, fraqueza muscular ou até convulsões em casos extremos, de acordo com a Merck. Quando seu nível de sódio está muito alto - também conhecido como hipernatremia - você pode começar a sofrer de pressão alta, ou em níveis extremos, paralisia, coma e convulsões. Um nível normal de sódio é entre 135 e 145 miliequivalentes por litro.

Níveis de cálcio

O cálcio é um dos blocos de construção essenciais para os ossos, mas também desempenha um papel importante no seu sangue. Baixos níveis de cálcio no sangue podem resultar em sepse, que é uma infecção generalizada em todo o sangue e outros tecidos em todo o corpo. Baixo teor de cálcio também pode resultar em dormência nas extremidades, bem como confusão e tontura. Níveis elevados de cálcio podem não apresentar nenhum sintoma, de acordo com a Merck, mas podem resultar em desidratação, uma vez que os rins tendem a excretar mais água quando os níveis de cálcio no sangue estão elevados. Os níveis normais de cálcio variam entre 8,5 e 10 mg /dL.

Níveis de potássio

O potássio desempenha um papel vital no seu metabolismo, regulando o tecido muscular e na digestão, de acordo com o MedlinePlus. Quando você tem níveis elevados de potássio, geralmente devido a problemas nos rins, os tecidos do corpo são menos capazes de se auto-regenerar, levando a queimaduras e outros traumas nos tecidos ou até mesmo sangramento gastrointestinal. Um nível normal de potássio geralmente é de 3,7 a 5,2 mEq /L, de acordo com o MedlinePlus.

Eletrólitos e atividade física

Condições médicas crônicas podem causar níveis anormais de potássio, cálcio e sódio, mas se você se exercitar Frequentemente, você também pode ser suscetível aos efeitos do desequilíbrio eletrolítico. Enquanto você se exercita, seu corpo libera suor. Esse suor não contém apenas água, mas os eletrólitos que seu corpo precisa para mantê-lo em movimento. Reabastecer esses eletrólitos bebendo uma bebida esportiva repleta de potássio, cálcio e sódio, por exemplo, pode ajudá-lo a evitar tonturas ou fraqueza durante o treino.