Para funcionar adequadamente, seu corpo precisa de uma variedade de minerais e também de água. Minerais eletrolíticos no sangue e nas células criam uma troca constante de fluidos, trazendo nutrientes para dentro das células e lançando produtos residuais na corrente sanguínea. Quando você transpira pesadamente, você perde grandes quantidades de eletrólitos importantes através do suor. Se você sacia sua sede com água pura, você perturba seu equilíbrio eletrolítico ainda mais.
Sódio e Cloreto
Cerca de 66% de seus fluidos corporais residem dentro das paredes das células. Sódio e cloreto compõem a maioria dos eletrólitos fora das células, no sangue. Como o sódio carrega uma pequena carga elétrica positiva, ele se liga aos átomos de oxigênio nas moléculas de água. O cloreto liga-se aos átomos de hidrogênio da água. Encargos em concentrações mais altas de outros minerais dentro das células do seu corpo atraem um maior volume de água. Se o equilíbrio mineral no sangue e nos fluidos celulares permanecer constante, seu corpo manterá o equilíbrio de fluidos correto. À medida que os eletrólitos deixam o suor e a urina, você os substitui por minerais nos alimentos.
Desidratação
Quando você perde água por transpiração intensa ou atividades normais, não sente imediatamente sede. Quando os primeiros sintomas da sede aparecem, você já se desidratou e pode ter perdido até dois litros de água, de acordo com o Instituto de Medicina das Academias Nacionais. A perda de água concentra os níveis de sódio e cloreto no sangue, provocando a sede. Quando você bebe água, você se sente satisfeito antes de reabastecer completamente suas reservas de água. Para manter o equilíbrio eletrolítico correto, seu corpo armazena menos água. Se você beber de acordo com suas necessidades percebidas, ao longo de um longo exercício, sua desidratação aumentará gradualmente.
Hiponatremia
Intencionalmente, beber mais água do que você acha que precisa pode perturbar seu equilíbrio eletrolítico. Supercharging com água antes de um treino ou beber quantidades excessivas durante o treinamento duro dilui o sódio e cloreto no sangue, causando hiponatremia. Hiponatremia refere-se a baixos níveis de sódio e não a superabundância de água. Quando os níveis de sódio no sangue caem abaixo de 136 milimoles por litro, você sente cãibras musculares, náusea e fadiga, de acordo com o Instituto Linus Pauling. Hiponatremia moderada deixa você desorientado e você pode desmaiar. Como os níveis de sódio continuam caindo, você corre o risco de ter convulsões e danos cerebrais. Hiponatremia extrema pode ser fatal.
Ingestão de sal
Se você comer a típica dieta moderna, ingerirá mais sal do que realmente precisa. Em vez de armazenar sal, à medida que os níveis de sódio e cloreto aumentam em seu sangue, seus rins filtram mais desses minerais. Um adulto entre 19 e 50 anos de idade que leva um estilo de vida médio precisa de apenas 3,8 g de sal por dia - pouco mais de meia colher de chá. Se você se exercitar vigorosamente por uma hora ou mais, perde os eletrólitos e a água. Beber uma bebida esportiva contendo sal, potássio e outros eletrólitos importantes mantém seu equilíbrio osmótico e ajuda a evitar fadiga desnecessária.
, , ] ]