O sangue é composto de material celular - glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas - bem como material não celular. Quando as células são removidas do sangue, uma substância líquida chamada plasma permanece. O plasma é a água na qual uma grande variedade de material é dissolvida, incluindo proteínas, açúcares e gorduras. Essas substâncias desempenham diversos papéis no corpo, desde a proteção do corpo contra a infecção até a alimentação das células. Minerais e eletrólitos Os minerais são um componente vital do plasma sanguíneo. Esses minerais existem principalmente como sais que são dissolvidos no plasma e no fluido dentro das células. Esses minerais são conhecidos como eletrólitos. Esses minerais são compostos inorgânicos, o que significa que eles não contêm carbono. Quando eles são dissolvidos em água, eles se quebram em íons. Os íons positivamente carregados são chamados de cátions; Íons carregados negativamente são chamados ânions; alguns exemplos de ânions são cloreto e bicarbonato. Por causa de suas cargas, os eletrólitos podem carregar uma corrente elétrica; alguns eletrólitos desempenham um papel na geração de cargas elétricas dentro das células, fazendo com que os nervos disparem, por exemplo.
Os eletrólitos são encontrados tanto no compartimento extracelular do corpo, no sangue, como no intracelular. compartimento do corpo, o fluido dentro das células. Os tipos de eletrólitos e suas quantidades diferem no componente extracelular e intracelular do corpo. Dentro de uma célula, o eletrólito mais abundante é o potássio; dentro do plasma, o eletrólito mais abundante é o sódio.
Sódio
O sódio é o eletrólito mais abundante e o cátion mais abundante no plasma sanguíneo. O cloreto, presente em quantidade um pouco menor, é o ânion mais abundante. A quantidade normal de sódio no plasma humano é de 136 a 145 milimoles por litro, de acordo com o "Manual de Testes de Laboratório". Níveis acima ou abaixo dessa faixa podem ser perigosos.
Função
O sódio desempenha um grande papel na manutenção do equilíbrio da água no sangue e nos tecidos. O corpo monitora sódio e o volume de sangue; sensores em certas partes do corpo, como os vasos sanguíneos e os rins, dizem aos rins se aumentam ou diminuem a excreção de sódio e água.
O sódio também desempenha um papel importante no funcionamento dos nervos e músculos. células O sódio e o potássio viajando pelas membranas das células geram uma carga, que pode fazer com que uma célula muscular se contraia ou uma célula nervosa transmita um sinal.
Desequilíbrio
Tanto sódio quanto muito pouco o sódio pode ser perigoso. Muito sódio no sangue é chamado hipernatremia; Sua causa é mais frequentemente a perda de grandes quantidades de água do corpo, ou de não consumir água suficiente. A hipernatremia grave pode levar à morte. Muito pouco sódio no corpo é chamado hiponatremia; isso pode ser causado pelo consumo excessivo de água ou pela não excretar água suficiente. Como a hipernatremia, a hiponatremia pode ser fatal se não for tratada.
Considerações
Manter os eletrólitos, especialmente o sódio, no equilíbrio adequado dentro do corpo é essencial. Ambas as quantidades muito altas e muito baixas de eletrólitos podem ser fatais. O corpo é capaz de manter esse equilíbrio por muitos métodos diferentes; Além disso, consumir a quantidade adequada de líquidos e eletrólitos, especialmente com exercício pesado ou doença, pode contribuir para níveis adequados dentro do corpo e funcionamento normal dos órgãos.