casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

A temperatura da água afeta os tempos de natação?

A natação usa todo o seu corpo e requer uma quantidade significativa de esforço. Um corredor ou ciclista pode dizer que essas atividades são muito diferentes, dependendo da temperatura do ar estar quente ou fria. O mesmo vale para a natação. A temperatura da água afeta seu desempenho, incluindo sua velocidade, mas o aumento do tempo pode não valer o custo para o seu corpo.

Água fria e seu corpo

Terry Laughlin, fundador do método de imersão total de instrução de natação, explicou em uma entrevista como o corpo responde a água fria. Inicialmente, os vasos sanguíneos se dilatam, permitindo que o sangue quente aqueça as extremidades. Então, para preservar a temperatura central, os vasos começam a fechar para evitar que os órgãos internos fiquem gelados. No entanto, depois de um tempo, os navios se abrirão novamente porque não podem manter a constrição. Sangue frio flui das extremidades de volta ao núcleo, e nesse ponto, você tem que tomar precauções, como sair da água, para evitar a hipotermia.

Água quente e seu corpo

O pool não remove o excesso de calor (suor) gerado por um nadador e, portanto, gasta mais energia exponencialmente ”, escreve Roger Bacci, um especialista em esportes aquáticos, em seu artigo“ Pools competitivos ”. Isso pode causar níveis de esforço não saudáveis ​​e seu corpo pode superaquecer. Uma vez que a natação em águas abertas tende a envolver distâncias e duração mais longas do que as internas, sem descanso entre as voltas, Laughlin recomenda nadar em uma temperatura mais baixa do que seria de esperar em uma piscina. Em sua experiência, “você pode se acostumar a temperaturas mais frias, mas não a temperaturas mais quentes”.

Padrões para competições de natação

A Federação Internacional de Natação, FINA, é o órgão que rege a natação competitiva em todo o mundo . A temperatura da água para eventos internos deve estar entre 25 e 28 graus Celsius, ou entre 77 e 82,4 graus Fahrenheit, respectivamente. A temperatura ideal é de 26 graus Celsius ou 78 graus Fahrenheit. Em dezembro de 2010, o Comitê Técnico de Natação em Águas Abertas de New South Wales, na Austrália, adotou uma política para natação em águas abertas para cancelar eventos se a temperatura da água for superior a 29 graus Celsius, 84 graus Fahrenheit.

O "Jornal de Medicina Esportiva e Fitness" publicou um estudo em 1993 que mostrou que a água mais quente de fato aumentava a velocidade. No entanto, o autor V. Mougios observou que “o aumento dos esforços de desempenho na água mais quente é acompanhado por maiores cargas metabólicas e cardiovasculares”. Em outras palavras, a água mais quente faz seu corpo trabalhar mais. Embora o estudo tenha mostrado uma temperatura de 32 graus Celsius, os cientistas parecem concordar que uma temperatura mais baixa da água é mais saudável.