Sódio
A maior parte do sódio em seu corpo está localizada no sangue, onde ajuda a manter o equilíbrio de fluidos. A função nervosa e muscular também depende do sódio. Baixos níveis de sódio, resultantes da diminuição da ingestão de sódio ou do excesso de água corporal, afetam o sistema nervoso e o cérebro, produzindo sintomas que incluem letargia e confusão. Quedas rápidas ou níveis extremamente baixos de sódio podem causar contrações musculares, convulsões, coma e até a morte. Alto teor de sódio, que comumente resulta de desidratação ou diminuição da água corporal, produz sintomas semelhantes a níveis baixos, incluindo confusão, espasmos musculares, convulsões e morte.
Potássio
Excreção pelos rins mantém controle rígido do potássio níveis no seu sangue. Baixo potássio, que pode ser causado por vômitos, diarréia e uso de diuréticos, pode produzir fraqueza, contrações musculares e ritmos cardíacos anormais. No entanto, o baixo teor de potássio raramente causa problemas significativos. Em contraste, o alto teor de potássio pode produzir efeitos muito mais significativos. O potássio elevado geralmente ocorre devido à insuficiência renal e pode causar arritmias cardíacas graves e potencialmente fatais.
Cálcio
O cálcio desempenha um papel vital no crescimento e na reposição óssea e na função cardíaca normal. O cálcio pode ser liberado ou depositado no osso para regular a quantidade em seu sangue. Baixos níveis de cálcio causam fraqueza, formigamento nos pés e mãos e confusão. Altos níveis de cálcio podem ser o resultado de distúrbios endócrinos e vários tipos de câncer. Embora pequenos aumentos nos níveis de cálcio possam ser bem tolerados, níveis muito altos podem causar desidratação devido ao aumento da filtração da água pelo rim. Efeitos adicionais incluem náusea, constipação, dor abdominal e constipação.
Outros eletrólitos
Os níveis de eletrólitos adicionais, como magnésio e fosfato, podem ser elevados ou diminuídos por doença, ingestão prejudicada ou excessiva ou a quantidade de água no seu corpo, como pode ocorrer na insuficiência renal. Os efeitos dos desequilíbrios eletrolíticos moderados variam, mas efeitos comuns de desequilíbrios extremos na maioria dos eletrólitos incluem alterações neurológicas e arritmias cardíacas.
, , ] ]