Os eletrólitos são substâncias que se separam em íons eletricamente carregados quando dissolvidos em uma solução. No corpo humano, os eletrólitos incluem sódio, bicarbonato, potássio, cálcio, cloro, fosfato e magnésio. Eles ajudam a regular os níveis de fluido em seu corpo e auxiliam em uma variedade de processos celulares necessários, como a transmissão de impulsos nervosos.
Os eletrólitos podem ser carregados positiva ou negativamente. Eletrólitos com carga negativa, como bicarbonato, cloreto e fósforo, são chamados ânions. Eletrólitos carregados positivamente, como cálcio, magnésio, potássio e sódio, são chamados de cátions.
Funções básicas
Os papéis que cada eletrólito desempenha são numerosos, complicados e interconectados. O cálcio ajuda os músculos a se contraírem. Cloreto e bicarbonato ajudam o organismo a regular os níveis de pH. O magnésio ajuda na síntese de proteínas. O fósforo ajuda no metabolismo de proteínas, carboidratos e gordura. O potássio ajuda a regular a pressão osmótica, que afeta a distribuição de fluidos no corpo. O sódio também regula os níveis de fluidos, além de facilitar a ativação dos nervos e das células musculares.
Eletrólito Equilíbrio
Os eletrólitos devem estar em equilíbrio para o organismo funcionar adequadamente. Por exemplo, o potássio geralmente permanece dentro das células, e o cloreto e o sódio geralmente permanecem fora das células. Quando há um equilíbrio adequado entre esses eletrólitos, as células são capazes de desempenhar funções normais, que incluem a regulação da permeabilidade da parede celular. Mas um equilíbrio inadequado pode causar mau funcionamento, como tornar as paredes das células muito permeáveis.
Uma dieta saudável e uma ingestão suficiente de fluidos normalmente mantêm os níveis adequados de eletrólitos, portanto os desequilíbrios podem indicar um problema de saúde subjacente. Causas de desequilíbrios eletrolíticos incluem disfunção renal e doenças endócrinas que afetam as glândulas supra-renais, tireoidianas, hipofisárias ou paratireóides. A desnutrição causada por distúrbios alimentares e má absorção devido a problemas gastrointestinais pode impedir que o corpo obtenha e mantenha níveis adequados de eletrólitos. Diarréia, vômitos, febre, uso de diuréticos, sudorese e qualquer outra condição que diminua os fluidos corporais também podem levar a desequilíbrios eletrolíticos.
Os efeitos de um desequilíbrio eletrolítico variam muito dependendo do tipo de desequilíbrio. , os eletrólitos específicos envolvidos e a gravidade do problema. Alguns efeitos potenciais dos desequilíbrios eletrolíticos incluem batimentos cardíacos irregulares, convulsões e fraqueza muscular, bem como a incapacidade de realizar funções básicas, como regular a interação do nervo e manter os níveis adequados de fluido. O tratamento pode incluir suplementação oral ou intravenosa para restaurar os níveis adequados de eletrólitos, dependendo da gravidade do desequilíbrio e da causa subjacente.
, , ] ]