casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Como os eletrólitos afetam o corpo?

Os eletrólitos são partículas carregadas que auxiliam no movimento de fluidos para dentro e para fora das células do corpo. Eles garantem que os ambientes ácido-base e água sejam adequadamente balanceados para garantir que todos os processos fisiológicos possam funcionar sem problemas. Distúrbios no equilíbrio eletrolítico têm efeitos adversos. Sódio, potássio, hidrogênio e bicarbonato são exemplos dos eletrólitos corporais mais importantes.

Eletrólitos e balanço hídrico

Quando o sal se dissolve na água, ele se divide em dois componentes eletricamente carregados chamados eletrólitos. Alguns eletrólitos são encontrados dentro das células do corpo, e outros são encontrados fora. A água tende a seguir o movimento dos eletrólitos dentro e fora das células, de modo que o equilíbrio ideal seja mantido. A maior parte do fluido corporal é encontrada fora das células. Se muita água entrasse nas células, elas poderiam estourar. Se não bastasse, as células podem entrar em colapso. Condições como vômitos, diarréia, queimaduras, sudorese e até medicamentos podem causar perda excessiva de eletrólitos. Isso pode ser prejudicial. Manter uma ingestão adequada de líquidos é essencial para evitar situações médicas perigosas.

Efeitos do sódio

O sódio é um eletrólito encontrado fora das células. É o principal responsável pelo volume de fluidos, mas também desempenha um papel no equilíbrio ácido-base. Quantidades adequadas de sódio também são importantes para a transmissão nervosa e contração muscular. Os rins filtram o sódio para fora da corrente sanguínea e devolvem a quantidade necessária de volta à corrente sanguínea para um funcionamento ideal do corpo. O Dietary Reference Intakes estabeleceu o nível adequado de ingestão de sódio em 1.500 miligramas por dia para indivíduos entre as idades de 19 e 50 anos e 1.300 miligramas por dia para aqueles entre 51 e 70 anos de idade. As pessoas idosas precisam ainda menos - 1.200 miligramas por dia.

Funções de potássio

O potássio reside dentro das células do corpo e ajuda no equilíbrio de fluidos e eletrólitos e na contração de nervos e músculos. A manutenção do ritmo cardíaco e da pressão sanguínea adequados depende do funcionamento adequado do potássio. Ingestão baixa de potássio na dieta está associada à pressão arterial elevada; "high intakes prevent this.", 3, [[Como as frutas e os vegetais são boas fontes de potássio, coma de cinco a nove porções diariamente para atender a ingestão adequada de 4.700 miligramas por dia.

Chloride's Job -

O cloreto funciona com sódio para manter o fluido normal e balanço eletrolítico como um eletrólito extracelular. O cloreto também é encontrado como parte do ácido clorídrico, um composto necessário para a digestão adequada dos alimentos. Deficiências de cloreto são raras, mas vômitos intensos, diarréia ou sudorese podem causar toxicidade. Garantir hidratação adequada para evitar isso. A ingestão adequada de cloreto é de 2.300 miligramas por dia para pessoas de 19 a 50 anos, 2.000 miligramas por dia para pessoas de 51 a 70 anos e 1.800 miligramas por dia para qualquer pessoa idosa.

Hidrogênio e bicarbonato

Os eletrólitos de hidrogênio desempenham um papel no equilíbrio ácido-base do corpo. Quando estão presentes em altas concentrações, os fluidos corporais são muito ácidos. Para facilitar o bom funcionamento fisiológico, este estado ácido deve ser neutralizado por substâncias conhecidas como tampões. O bicarbonato funciona como um amortecedor, neutralizando as condições ácidas do corpo. É produzido em todos os fluidos da célula e é secretado pelo pâncreas durante a digestão.

, , ] ]