casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Condições que Causam Sede Excessiva

A dipsese é o termo médico para sede excessiva. Condições que causam perda excessiva de fluidos e deixam o organismo com água esgotada provocam sede excessiva. A água corporal pode ser perdida por micção excessiva, vômitos, diarréia, sudorese e aumento da temperatura corporal. Uma variedade de condições pode causar um déficit total de água corporal e sede excessiva. Diabetes mellitus provoca níveis anormalmente elevados de açúcar no sangue, se não for controlada com medicação. Normalmente, os rins conservam o açúcar no sangue e não são excretados na urina. No entanto, quando o açúcar no sangue está anormalmente alto, os rins não conseguem lidar com a sobrecarga de açúcar. Nesta circunstância, o açúcar derrama na urina levando consigo uma quantidade excessiva de água no corpo. O corpo é deixado em um estado de esgotamento de água causando sede excessiva. Excesso de sede e micção, juntamente com perda de peso e fome são os sintomas clássicos de diabetes mellitus tipo 1 não diagnosticada. A Fundação de Pesquisa de Diabetes Juvenil informa mais de 15.000 crianças são diagnosticadas com diabetes tipo 1 anualmente nos EUA

Diabetes Insipidus

Os rins são os trabalhadores que controlam o equilíbrio de água no corpo, excretando o excesso de água quando presente e conservando a água quando os níveis do corpo são baixos. Embora os rins façam o trabalho, a regulação do equilíbrio da água é controlada pelo hipotálamo, uma pequena glândula no cérebro. O hipotálamo secreta o hormônio antidiurético, que age nos rins causando a conservação da água. Com diabetes insípido, o hormônio antidiurético não é produzido em quantidade suficiente ou o rim não responde a ele. Em ambos os casos, os rins excretam quantidades excessivas de água, causando sede crônica e excessiva. A falha do hipotálamo em produzir hormônio antidiurético suficiente é uma condição rara. No texto “Neuroendocrinologia, Hipotálamo e Hipófise”, Dr. Ball e Dr. Bayliss relatam que a prevalência de diabetes insipidus hipotalâmico é de aproximadamente uma em cada 25.000 pessoas.

Desidratação

Muitas doenças podem causar um quadro agudo. perda de água corporal, uma condição chamada desidratação. Intoxicação alimentar e outras doenças diarreicas, exaustão pelo calor, queimaduras e infecções que causam febre alta são exemplos. À medida que a água corporal total diminui, os sintomas aparecem incluindo boca seca, fadiga, tontura, confusão e sede extrema. Na desidratação moderada a grave, náuseas e vômitos podem desenvolver reposição de líquidos complicadores. Se líquidos não puderem ser tomados por via oral, podem ser necessários fluidos intravenosos. A desidratação grave pode ser fatal. O Sabin Vaccine Institute informa que mais de 500.000 crianças morrem anualmente em todo o mundo do rotavírus, a causa mais comum de mortes relacionadas a diarreia em crianças. Perdas maciças de água corporal total e desidratação resultante são a principal causa de morte.