A aldosterona é o hormônio que regula os níveis de água e eletrólitos em suas células e na corrente sanguínea. Produzido pelas glândulas supra-renais, atua em uníssono com o hipotálamo e a glândula pituitária para manter a química do corpo equilibrada e os níveis de fluidos estáveis. Se os seus níveis de aldosterona são baixos, você terá que regular seus fluidos e eletrólitos, particularmente durante o exercício. Converse com seu médico sobre como se exercitar com segurança com baixa aldosterona.
A aldosterona ajuda as células a manter o equilíbrio de sódio que precisam para se manter hidratado. Quando suas glândulas supra-renais não produzem aldosterona suficiente, seu corpo naturalmente excreta sódio pela urina e pelo suor. O sódio puxa a água com ele, então se seus níveis de sódio caírem, você fica desidratado. Suas células precisam conter cerca de 15 vezes mais potássio que o sódio para funcionar, então quando elas perdem sódio, elas também expelem o potássio para manter a proporção correta. Sem sódio, potássio e água, suas células não podem sustentar suas funções corporais.
Sintomas
Com baixa aldosterona, seu corpo não consegue reter fluido ou minerais suficientes. Você facilmente se torna desidratado, o que causa dores de cabeça, fadiga, tontura e, em casos extremos, coma ou morte. À medida que você perde líquidos, a pressão arterial cai, e você pode experimentar qualquer um dos sintomas de baixos eletrólitos - cãibras musculares, náuseas, tontura, fraqueza e confusão. Baixo teor de sódio também pode afetar o sistema nervoso, causando contrações musculares e batimentos cardíacos irregulares. Se você freqüentemente experimenta algum destes sintomas, consulte o seu médico.
Efeitos no Exercício
Suar faz com que seu corpo perca fluidos e eletrólitos, então atividades que fazem você suar, como exercício, podem agravar seus sintomas . Converse com seu médico sobre quais tipos de exercício são mais seguros para você. Ele pode sugerir que você evite correr, fazer exercícios aeróbicos e outros exercícios de alta intensidade e, em vez disso, focar em exercícios aeróbicos moderados, como caminhar rapidamente ou andar de bicicleta parado. Você pode praticar ioga para treinamento de força, se você informar seu professor sobre sua condição e evitar mudar de posição muito rapidamente. Pergunte ao seu professor como evitar o desencadeamento de uma queda na pressão arterial.
Gerenciando a baixa aldosterona
Para controlar os sintomas de sua condição, mantenha-se hidratado e mantenha seus eletrólitos em equilíbrio. Segundo os drs. Michael Lam, Walter Schmitt e James L. Wilson, especialistas em glândulas supra-renais, a melhor maneira de fazer isso é beber pequenas quantidades de água e comer algas em pó com freqüência ao longo do dia. Kelp contém uma proporção adequada de sódio para potássio. Se você deseja o sal, pode precisar de sódio adicional, então mexa até 1 colher de chá de sal marinho na água para manter o sistema estável. Converse com seu médico sobre a melhor maneira de gerenciar sua condição.
, , ] ]