Bebidas esportivas são projetadas para restaurar fluidos, carboidratos e eletrólitos perdidos durante a atividade física intensa. Esses produtos ajudam a prevenir a desidratação e a fadiga. Embalando bebidas esportivas com nutrientes como açúcar e sódio para energia e proteína para reparação muscular, você pode aproveitar uma duração maior e se recuperar mais rapidamente de um treino de alta intensidade.
Carboidratos
Bebidas esportivas conterão , em média, cerca de 14g de carboidratos por 100ml de fluido. De acordo com o Centro de Saúde da Universidade da Geórgia, o carboidrato é o combustível de escolha para os músculos e o cérebro. Quando seu corpo está com poucos carboidratos, você se sentirá fatigado - mental e fisicamente. Isso afetará sua pressão sanguínea fazendo com que você se sinta fraco e indiferente. Embora o corpo produz carboidratos por conta própria, ele não pode produzir o suficiente para sustentá-lo através de exercícios intensos e prolongados.
Atletas se preparam para exercícios intensos comendo uma dieta rica em carboidratos. Mas durante o exercício, comer não é uma opção. Bebidas esportivas injetam rapidamente carboidratos no corpo, permitindo que o atleta mantenha os níveis de energia.
Um nutriente essencial, o sódio mantém o volume do sangue e ajuda a preservar o equilíbrio da água nas células. Um elemento necessário para a operação normal do corpo, o sódio ajuda os nervos a funcionar corretamente. Durante o exercício rigoroso, especialmente atividades como torneios esportivos e maratonas, o corpo perde sódio pelo suor. E a menos que seja substituído, os atletas podem ficar desidratados. "The symptoms are debilitating.", 3, [[Eles se sentirão enjoados, sentirão cãibras musculares dolorosas, sentirão-se desorientados e confusos e terão uma fala arrastada. Bebidas esportivas efetivamente e rapidamente substituem o sódio perdido.
Potássio
O potássio é outro nutriente em bebidas esportivas que é apontado para aumentar a resistência. É um elemento que ajuda a regular o controle muscular, a função nervosa e a pressão sanguínea. O potássio trabalha com sódio para manter a água do corpo em equilíbrio. De acordo com a Colorado State University, a maioria dos americanos fica aquém da ingestão diária recomendada de 4,7g de potássio. Atletas que treinam vigorosamente provavelmente precisarão de mais potássio.
Os prós e os contras
Não há dúvida de que as bebidas esportivas são benéficas para os atletas. Sempre que você estiver exercendo energia por mais de 3 horas, suando muito ou competindo em um ambiente de alta altitude, bebidas esportivas substituirão os eletrólitos perdidos e darão a você um impulso de carboidratos necessários.
Mas para a caminhada média ou um jogo de tênis, as calorias extras, sódio e açúcares em bebidas esportivas superam os benefícios. Além disso, o sódio adicionado a bebidas esportivas incentiva os atletas a beber mais, o que é útil se você estiver participando de um triatlo ou do Tour de France. Se você está na academia para um treino de uma hora para queimar apenas algumas centenas de calorias, não é provável que você esteja em risco de desidratação ou insolação.
Demasiada coisa boa
"Sports Medicine", que comparou as bebidas esportivas com um placebo, mostrou que as bebidas esportivas melhoram o desempenho. Mas algumas bebidas contêm muitos nutrientes? O corpo perde sódio quando transpira. Calor intenso e sol aumentam a perda de sódio. Embora seja importante substituir esse elemento, o excesso de sódio o deixará com uma sensação de ressecamento, levando ao excesso de bebida sem saciar sua sede completamente. Fabricantes de bebidas esportivas defendem seus produtos dizendo que o propósito de mais sódio é estimular a hidratação. Por outro lado, beber demais durante a atividade física pode causar cãibras e ter um impacto negativo no seu desempenho. Então, a menos que você esteja competindo por várias horas, procure uma bebida que contenha 55mg de sódio. Para atividades mais intensas, bebidas com 110mg ou mais terão mais benefícios.