Ferro de Ferro
Ferro na hemoglobina, mioglobina e citocromo do seu sangue fornece oxigênio para as células em seus músculos, cérebro e outros órgãos. Ela desempenha um papel crucial na divisão celular e na produção de neurotransmissores cerebrais. Se você não conseguir ferro suficiente, provavelmente sofrerá de anemia, uma condição que produz fadiga severa. Se o seu corpo produz muito ferro, você pode desenvolver hemocromatose, que pode levar a danos graves nos órgãos, artrite, insuficiência cardíaca ou cirrose hepática.
Álcool e Ferro
Embora o álcool possa levar a uma diminuição do glicose e outras vitaminas e nutrientes essenciais, seu consumo aumenta as reservas de ferro do seu corpo. Em quantidades moderadas, esse aumento pode ser vantajoso, particularmente se você estiver geneticamente predisposto à deficiência de ferro. No entanto, é possível obter muito de uma coisa boa.
Efeitos da sobrecarga de ferro Quando o sangue contém mais ferro do que pode processar, o ferro flutuante torna-se tóxico, interferindo com a divisão celular e processos de oxidação em seu corpo. O envenenamento por ferro pode ser temporário e levar a sintomas relativamente inofensivos, como dor de cabeça, diarréia, febre e hiperglicemia. Se continuar muito tempo, você corre o risco de hipotensão, convulsões, coma ou morte. Você também pode desenvolver hemocromatose, uma condição que causa graves danos aos órgãos, artrite, insuficiência cardíaca ou cirrose hepática.
Considerações
Se o seu corpo está esgotado de reservas de ferro, consulte o seu médico sobre mudanças na dieta e suplementos de ferro para elevar os níveis de ferro no sangue. O consumo moderado de álcool pode ajudar, mas o álcool pode afetar seu corpo de outras maneiras que negariam os benefícios do aumento das reservas de ferro.