Quando desfrutado com moderação, o álcool pode reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e até mesmo evitar a demência. Infelizmente, algumas pessoas abusam dessa substância - e os resultados podem ser bastante sérios, especialmente quando combinados com atividade física. Corredores que consomem álcool antes da atividade física podem estar em risco de desidratação, eletrólitos esgotados, regulação de temperatura prejudicada e diminuição do equilíbrio e coordenação. Quanto maior o consumo de álcool, mais significativas serão essas condições.
Quanto é Demais?
Entender como o álcool afeta o corpo é crucial para aqueles que querem evitar conseqüências adversas durante uma corrida. De acordo com o Instituto sobre Abuso de Álcool e Alcoolismo, o álcool começa a entrar na corrente sanguínea minutos após o consumo - e pode aumentar os níveis de álcool no sangue, ou BAC, em apenas 10 minutos. Mesmo depois de o álcool ter sido digerido e liberado do corpo, os corredores ainda podem notar os efeitos posteriores desse intoxicante. O Colégio Americano de Medicina Esportiva afirma que os corredores que consumiram álcool em até 24 horas de uma corrida e que tiveram um teor alcoólico de pelo menos 0,04% terão maior probabilidade de sofrer efeitos negativos.
Losing Water -
O American College of Sports Medicine classifica o álcool como um diurético - ou uma substância que promove a produção de urina. Não é surpresa que mesmo uma ingestão moderada possa levar a desidratação significativa em corredores. Para evitar a desidratação durante uma corrida, aqueles que consumiram álcool nas últimas 24 horas devem beber muita água e outros líquidos. O ACSM incentiva os corredores a consumirem pelo menos 8 onças de fluido por cada libra perdida durante a atividade física para evitar uma possível desidratação. Beber 8 onças de água antes e depois do exercício também pode ajudar a diminuir a perda de líquidos.
eletrólitos empobrecidos
Além do aumento da perda de fluidos, os diuréticos também têm sido relacionados à depleção de certos eletrólitos como potássio e sódio. Enquanto eletrólitos desempenham um número de papéis importantes no corpo, Medical News Today relata que eles são cruciais para manter a função dos nervos e músculos. UC San Diego Intercollegiate Athletics diz que os corredores que consumiram álcool nas últimas 24 horas devem adicionar bananas ou suco de laranja à sua dieta para substituir o potássio perdido. Da mesma forma, o Gatorade e outras bebidas esportivas podem ser eficazes na restauração de baixos níveis de sódio associados à corrida e ao uso de álcool.
Durante a corrida - e qualquer outra forma de exercício aeróbico - o corpo regula temperatura para prevenir hipertermia (superaquecimento) e hipotermia (baixa temperatura central). O corpo pode ter dificuldade em manter o calor em temperaturas baixas e liberar calor em temperaturas quentes quando os níveis de álcool no sangue são de cerca de 0,04%, diz o American College of Sports Medicine. O ACSM também incentiva os praticantes a se vestirem apropriadamente quando o álcool tiver sido consumido nas últimas 24 horas. Vestindo camadas, protegendo as extremidades, limitando a pele exposta e beber pelo menos oito onças de líquido antes e depois de cada 30 minutos de exercício podem ser formas eficazes para prevenir doenças relacionadas ao clima durante uma corrida.
Diminuição do Equilíbrio e Coordenação
O Intercollegiate Athletics da UC San Diego afirma que mesmo o consumo limitado de álcool pode afetar negativamente o equilíbrio e a coordenação em corredores. De fato, depois de uma noite de uso de álcool, os corredores podem ter dificuldades para navegar em trilhas ou obstáculos na estrada. Aqueles que consomem quantidades excessivas de intoxicantes - ou abusam de álcool com freqüência - são mais propensos a perceber esses sintomas. Corredores que experimentam diminuição do equilíbrio e coordenação após o consumo de álcool devem diminuir a velocidade para evitar possíveis lesões ou acidentes.