Os lábios não possuem glândulas sebáceas; é por isso que os lábios da criança não conseguem se hidratar tão efetivamente quanto o resto da pele. Além disso, se seu filho passa muito tempo fora - sob o sol ou no vento - ou se ele baba e lambe os lábios, então ele pode ter um risco aumentado de lábios secos e rachados.
Causas de lábios rachados
A desidratação pode ser a fonte dos lábios secos e rachados da criança. Como o corpo não tem umidade suficiente, os lábios da criança ficam secos. Quando ficam extremamente secos, perdem a flexibilidade e começam a rachar. Vômitos e febre podem causar desidratação, pois não podem beber líquidos suficientes.
A Academia Americana de Dermatologia relata que a saliva pode causar ou exacerbar o ressecamento labial em crianças, uma vez que muitas vezes babar ou lamber os lábios. Estações secas, como o inverno, podem causar lábios rachados, assim como a exposição à luz solar.
Dicas de Prevenção
Administre um umidificador em sua casa para evitar ar muito seco, recomenda a Academia Americana de Dermatologia. O Institute for Integrative Healthcare Studies sugere que você incentive sua criança a beber mais água para que ela não fique desidratada. Cobrir a boca da criança com um lenço quando sair em um dia seco ou com muito vento.
Acalmar a pele da criança
Aplique vaselina ou protetor labial nos lábios secos e rachados da criança. Instrua seu filho a beber mais água para que seu corpo tenha umidade suficiente para reparar os lábios. Se seu filho tiver dor forte ou se os lábios dele não curarem, consulte um pediatra ou dermatologista, que pode prescrever uma pomada de lábio de tratamento intensivo.
Fale com o seu bebê de perto
Fale com seu filho para confortar ela e ajudá-la a entender por que seus lábios doem. Explique que a água potável ajudará seus lábios a se sentirem melhor. Diga a ela para não lamber o batom nos lábios; explique que isso dificulta o remédio e piora a dor.
Advertência
Se os lábios da criança estiverem rachados ou se não se curarem, fale com um médico. Lábios secos e rachados podem indicar uma doença grave. Se o ressecamento resultar de desidratação acompanhada de vômito ou febre, chame um pediatra.