A Aveda, empresa que produz uma linha de produtos de beleza à base de plantas, incluindo xampus, produtos para cuidados com a pele e maquiagem, afirma ter “30 anos de beleza, liderança e responsabilidade ambiental”. familiarizado com os seus produtos, assume que a Aveda utiliza ingredientes totalmente naturais e de alta qualidade, sem aditivos usados em xampus genéricos que podem ser prejudiciais à saúde ou à Terra. Um olhar mais atento aos componentes em seus xampus revela se eles são, de fato, feitos de ingredientes puramente botânicos.
Fragrância
A fragrância é um ingrediente mais comumente encontrado em shampoos genéricos. O termo em si é genérico, referindo-se a cerca de 3.000 produtos utilizados pela indústria da beleza para adicionar um cheiro agradável. Um bom terço desses produtos é conhecido como alérgenos ou irritantes para o trato respiratório, de acordo com o Good Guide, um guia on-line para produtos saudáveis. Muitos dos xampus da Aveda contêm “fragrância”.
Methylisothiazolinone
A metilisotiazolinona, ou MIT, uma substância química forte usada em muitos shampoos genéricos e alguns xampus Aveda, tem demonstrado causar danos cerebrais em ratos. Na verdade, esse produto químico é tão controverso que foi proibido de usar em cosméticos no Canadá. A pesquisa do Environmental Working Group (EWG) mostrou que o uso deste produto pode danificar o sistema imunológico, causar uma reação alérgica e /ou prejudicar o cérebro e o sistema nervoso.
Ácido Benzoico
Este ácido é comumente usado como conservante de alimentos também é encontrado em muitos tipos de shampoos genéricos e Aveda. Indiscutivelmente o "menor dos males", este aditivo foi encontrado para irritar a pele e, possivelmente, outros órgãos do corpo.
Um olhar geral
Um olhar abrangente sobre os ingredientes utilizados em xampus Aveda pelo EWG descobriram que quatro de seus produtos capilares recebiam uma classificação ruim, sendo o principal culpado de seu popular condicionador Sap Moss, que tinha cinco ingredientes que apresentam riscos potenciais de câncer de mama. Seu shampoo Rosemary Mint recebeu a classificação mais alta, com apenas três de 15 de seus ingredientes - cânfora, ácido benzóico e glicerina - levantando pequenas preocupações com a saúde.
The Good News Review
Uma olhada em algumas das os aditivos nos xampus da Aveda não descartam o fato de que a própria Aveda demonstrou uma história longa e impressionante de usar produtos vegetais de alta qualidade em sua linha capilar, incluindo óleo de esteva da Espanha, argan da cooperativa feminina em Marrocos e sândalo australiano. , que ajuda a promover negócios sustentáveis baseados na comunidade para as comunidades indígenas da Austrália. A empresa também se comprometeu com uma política de ingredientes verdes, embalagem ambientalmente responsável e uso de energia renovável, os quais refletem os esforços do bem da Aveda - mais do que os fabricantes de xampus genéricos podem reivindicar.