O hidróxido de potássio e o ácido sulfúrico são dois produtos químicos comuns usados na fabricação de muitos produtos diferentes. Quando combinados, os dois produzem água e sulfato de potássio, o último dos quais também é usado na fabricação e em experimentos de laboratório. Como qualquer um desses produtos químicos pode causar irritação na pele ou queimaduras em humanos, tenha cuidado ao trabalhar com eles. Leia sempre os rótulos cuidadosamente e use equipamentos de proteção adequados.
O hidróxido de potássio, ou KOH, também é conhecido como potassa cáustica ou hidrato de potássio, de acordo com a Folha de Dados de Segurança de Materiais, ou MSDS. Parece um sólido branco e também pode ser comprado em uma solução clara misturada com água. Ácido sulfúrico, ou H2SO4, é geralmente uma solução clara que pode ou não conter um líquido inerte para diluir o ácido. O ácido sulfúrico é altamente volátil quando misturado com água, de acordo com sua MSDS. O sulfato de potássio também é conhecido como sal dipotássico de ácido sulfúrico ou como polissreto de sal, de acordo com sua MSDS. Sua fórmula química é K2SO4.
Função
O hidróxido de potássio é usado na fabricação de sabonetes e fertilizantes, de acordo com o National Institutes of Health. Também é usado em experimentos de laboratório. O ácido sulfúrico é um dos ácidos mais comumente usados no planeta, de acordo com sua MSDS. Também é usado na fabricação de fertilizantes e em uma ampla gama de produtos químicos e em pesquisa. O sulfato de potássio, que é feito quando hidróxido de potássio e ácido sulfúrico são combinados, é usado em fertilizantes e também para fabricar vidro e alumínio. Ele também é usado em fogos de artifício, de acordo com a Hummel Croton Chemical Company.
Reação Quando o hidróxido de potássio e ácido sulfúrico são combinados, eles produzem água e sulfato de potássio, de acordo com ChemTutor.com. O sulfato de potássio dissolve-se facilmente na água, de acordo com sua MSDS, de modo que a solução resultante geralmente parece apenas um líquido incolor. A água pode ser evaporada para recuperar o sulfato de potássio que sobrou da reação.
Tanto o hidróxido de potássio quanto o ácido sulfúrico são altamente corrosivos e devem ser manuseados com muito cuidado, de acordo com suas MSDS. Ambas as substâncias podem causar queimaduras graves na pele, olhos e membranas mucosas se tocadas ou inaladas. Se ingerido, eles podem ser fatais. Sempre use óculos de proteção, protetor facial, jaleco e avental e luvas resistentes ao manusear esses produtos químicos, e manuseie-os somente sob um exaustor ou em uma área extremamente bem ventilada, como ao ar livre. O sulfato de potássio não é corrosivo, mas pode causar irritação leve da pele, de acordo com sua MSDS. Use uma bata de laboratório, luvas e proteção para os olhos ao manusear sulfato de potássio.
O hidróxido de potássio é altamente corrosivo, de acordo com suas MSDS. Deve ser armazenado em um recipiente bem fechado longe de outras substâncias reativas. Quando exposto a metais reativos como o magnésio, o hidróxido de potássio pode liberar gás hidrogênio, que é inflamável, de acordo com sua MSDS. Nunca reutilize um recipiente de hidróxido de potássio para outros produtos químicos. Da mesma forma, o ácido sulfúrico é altamente volátil e deve ser mantido em um recipiente separado que deve ser mantido seco, de acordo com sua MSDS. O sulfato de potássio não é volátil, mas deve ser mantido em um recipiente fechado separado para evitar que ele seja contaminado por outras substâncias.
, , ] ]