Os piercings no nariz são geralmente seguros e não causam cicatrizes em condições normais e saudáveis. Ainda assim, para algumas pessoas, a infecção, a alergia ou a tendência natural do corpo de produzir tecido cicatricial em excesso podem levar a cicatrizes. Um bom cuidado de piercing, como evitar fricção e limpar seu piercing adequadamente, pode ajudar muito na prevenção de cicatrizes, de acordo com a Association of Professional Piercers. Felizmente, os dermatologistas podem ajudar a tratar quaisquer cicatrizes que se formem.
Ocorrência de cicatrizes A cicatrização é uma resposta normal e saudável à lesão. Quanto pior a sua lesão e quanto mais tempo demora a cicatrização, maior a probabilidade de desenvolver uma cicatriz, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia. Existem dois tipos básicos de cicatrizes: cicatrizes comuns e cicatrizes quelóides. As cicatrizes comuns são geralmente marcas pequenas, planas, cor-de-rosa ou cor de carne que desaparecem com o tempo. As cicatrizes quelóides são cicatrizes elevadas que parecem bolhas. Os quelóides podem continuar a crescer até ficarem muito maiores do que a área com o tecido lesionado. Nem todas as pessoas que têm seus narizes perfurados desenvolvem cicatrizes; no entanto, as pessoas propensas a quelóides têm uma grande chance de obter um no site perfurado.
Concepções errôneas
Algumas pessoas confundem os efeitos colaterais do processo natural de cicatrização por cicatrizes ou condições que levarão a cicatrizes, e removerão seus piercings. Vermelhidão, inchaço, crostas e pequenos abcessos conhecidos como espinhas perfurantes são partes normais do processo de cicatrização, de acordo com a Association of Professional Piercers. Deixar o piercing no lugar ajuda a promover mais a cicatrização do que removê-lo, porque a remoção de um piercing no início da infecção pode levar a um abcesso. Quanto mais dano tecidual você tiver, maior a probabilidade de o piercing causar cicatriz. Se você suspeitar de uma infecção ou cicatriz, fale com o seu piercer ou um profissional de saúde antes de decidir retirar as jóias.
Prevenção
Quanto melhor você cuidar do seu piercing no nariz, menor a probabilidade de você são para obter cicatrizes relacionadas à infecção e cura inadequada. Mantenha o piercing no nariz limpo, lavando a área com sabão antibacteriano suave. Deixe as jóias por pelo menos seis semanas ou até que o piercing esteja completamente curado. Removê-lo cedo poderia levar a uma infecção ou abscesso, o que poderia levar a cicatrizes. Mantenha as mãos longe do piercing e evite o desejo de tocar ou mexer nele. Evite a exposição ao sol enquanto o tecido cicatriza.
Remoção de cicatrizes comuns
Muitas pessoas acham que as cicatrizes são permanentes e, embora possam ser, as cicatrizes mais comuns desaparecem completamente com o tempo, de acordo com a American Academy of Dermatologia. Se eles incomodam você, cicatrizes comuns podem ser removidas através de cirurgia, tratamentos de pele a laser ou tratamentos de microdermoabrasão no consultório do seu dermatologista.
Remoção de Cicatrizes Quelóides
Cicatrizes queloides são difíceis de manejar e geralmente retornam após o tratamento, então seu dermatologista terá que desenvolver um plano de tratamento para essas cicatrizes. O tratamento quelóide pode envolver cirurgia, bandagens de pressão, injeções de corticosteróides e cremes tópicos que podem impedir o crescimento do queloide. Pessoas que desenvolvem quelóides regularmente devem considerar evitar futuros piercings ou tomar precauções especiais para ajudar a reduzir a formação de quelóides, de acordo com FamilyDoctor.org.
, , ] ]