Se de repente você notar uma erupção cutânea vermelha nos tornozelos da criança, não entre em pânico ainda. As crianças são regularmente expostas a irritações e doenças que causam alterações na cor e textura da pele, de acordo com o site de saúde pediátrica AskDrSears.com. Fazer um exame cuidadoso da pele do seu bebê ajudará você a descartar as causas potenciais, encontrar um remédio apropriado para o cuidado domiciliar ou, se necessário, determinar se ele precisa ser inspecionado e tratado por um médico.
Causas Possíveis
Muitas causas de erupções cutâneas - como catapora, roséola e doença da mão e da febre aftosa - aparecem como uma erupção cutânea no tronco e em outras áreas do corpo, e não isoladas nos tornozelos. Verifique o corpo do seu bebê para ter certeza de que ele não tem uma erupção em outro lugar. Se a erupção cutânea da criança estiver apenas nos tornozelos, ele pode ter uma condição chamada dermatite de contato. Qualquer contato com uma substância irritante, como um sabão ou tecido, pode causar uma erupção vermelha e coceira chamada dermatite de contato irritante, de acordo com a KidsHealth da Nemours. Por exemplo, uma erupção nos tornozelos pode indicar que seu bebê é sensível a um detergente usado para lavar suas meias. Seu filho também pode ter uma condição chamada dermatite alérgica de contato se ele tiver sido exposto a uma substância à qual ele é alérgico. Borracha, loção perfumada, meias de lã e plantas como a hera venenosa são exemplos de possíveis culpados.
Advertência
Marque uma consulta com o pediatra da criança o mais rápido possível se a erupção do hematoma da criança não temporariamente fica branco ou cor de pele quando você pressiona sobre ele, adverte AskDrSears.com. Isso pode indicar púrpura, que ocorre quando pequenos vasos sanguíneos vazam sangue sob a pele do seu filho ou quando pequenos vasos sanguíneos se juntam, de acordo com o MedlinePlus. Seu bebê também pode ter aglomerados de pequenos pontos vermelhos chamados de petéquias, que são pequenos pontos de púrpura. Púrpura e petéquias aparecem com mais frequência em lugares como os tornozelos e os pés, porque o sangue em circulação exerce pressão sobre essas veias. Algumas causas de púrpura são distúrbios de coagulação do sangue, vasos sanguíneos frágeis, drogas que afetam a função das plaquetas, a meningococemia com risco de vida e inflamação dos vasos sanguíneos. Uma condição inflamatória, chamada púrpura de Henoch-Schönlein, aparece como uma erupção semelhante a uma contusão elevada. É mais comum em crianças de 2 a 11 anos de idade.
Diagnóstico
O pediatra da sua criança fará um exame físico e poderá fazer perguntas sobre o histórico médico do seu bebê para diagnosticar corretamente a erupção cutânea. Ele também pode fazer perguntas como, por exemplo, se você esteve recentemente em alguma área arborizada, se sua criança tem alguma alergia conhecida e se mudou recentemente o calçado ou o sabão em pó da criança. Ele também irá procurar informações específicas, como por quanto tempo a erupção durou e se seu filho teve outros sinais e sintomas. Ele pode precisar pedir exames como biópsias de pele, exames de sangue, testes de alergia e raspagens de pele para diagnosticar adequadamente seu filho.
Tratamento O tratamento para a erupção cutânea da criança depende do que causou isso. Você pode simplesmente precisar hidratar a pele da criança e parar de expor sua criança a uma suspeita de alérgeno ou irritação. Seu filho também pode precisar de medicamentos orais ou tópicos. Se o pediatra suspeitar de um problema subjacente mais grave, testes adicionais e tratamentos mais invasivos podem ser necessários.