As erupções cutâneas têm inúmeras causas, mas geralmente são o resultado de muito ou pouco de algo. A overdose de medicamentos é uma causa comum de erupções cutâneas e urticária porque o corpo tenta secretar alguns dos metabólitos tóxicos através da pele, o que causa irritação. Erupções cutâneas causadas por excesso de ácido fólico são raras porque são solúveis em água e facilmente removidas do corpo, mas alguns casos foram relatados. Consulte o seu dermatologista se você tem uma erupção cutânea persistente.
Ácido Fólico
O ácido fólico é a versão sintética do folato, que também é chamado de vitamina B-9. O folato é encontrado em uma grande variedade de alimentos e é completamente não-tóxico, por isso não causa nenhum sintoma conhecido de overdose, de acordo com o livro “Nutrição Avançada e Metabolismo Humano.” O ácido fólico é usado para suplementação e fortificação de certos alimentos. alimentos, como cereais matinais e algumas marcas de arroz.O ácido fólico também apresenta baixa toxicidade e é considerado seguro como suplemento porque é solúvel em água, mas as necessidades diárias são geralmente dadas em microgramas, que algumas pessoas confundem com miligramas e tomam acidentalmente Muito mais do que o esperado.
De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, ou NIH, os adultos devem consumir 400 microgramas de folato de alimentos diariamente, o que equivale a cerca de 240 microgramas de ácido fólico, porque o A versão sintética apresenta maior biodisponibilidade, as mulheres grávidas precisam de mais folato, pelo menos 600 microgramas por dia, devido ao papel crucial da vitamina no desenvolvimento fetal adequado, especialmente durante o primeiro ano. 12 semanas. De fato, a suplementação com ácido fólico reduz drasticamente os defeitos congênitos, como a espinha bífida. O NIH também recomenda uma ingestão tolerável superior de folato em 1.000 microgramas por dia, embora os níveis de toxicidade nunca tenham sido estabelecidos.
Ácido Fólico e Erupção cutânea
De acordo com Drugs.com, reações alérgicas foram relatadas após a ingestão oral. e administração parenteral de ácido fólico, mas eles são raros. As respostas alérgicas ao ácido fólico incluem eritema, erupção cutânea, comichão, mal-estar geral e dificuldade respiratória. As dosagens relatadas são da ordem de 15 mg por dia durante muitos dias ou semanas, o que é entre 30 e 40 vezes mais do que os níveis recomendados. Outros sintomas relacionados com a sobredosagem de ácido fólico podem incluir perturbações gastrointestinais, diarreia, alterações no padrão de sono, dificuldades de concentração, irritabilidade, depressão, confusão e imparidade de julgamento.
Precauções
Além das erupções cutâneas potenciais, tomar grandes doses de o ácido fólico pode encobrir uma deficiência de vitamina B-12 porque as duas vitaminas têm funções sobrepostas. Por exemplo, tomar grandes doses de ácido fólico pode prevenir a anemia causada pela deficiência de B-12, mas não os sintomas cognitivos que se assemelham muito à doença de Alzheimer. Como tal, os idosos correm o risco de mascarar uma deficiência que pode fazer com que os sintomas sejam diagnosticados erroneamente como senilidade. Converse com seu médico sobre níveis adequados de vitaminas e sintomas de deficiência relacionados. , , ] ]