casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Dieta Ayurvédica para a Psoríase

Em contraste com a medicina ocidental baseada na ciência, a medicina ayurvédica considera doenças e enfermidades na perspectiva da energia desequilibrada. De acordo com os princípios do Ayurveda, se uma ruptura em suas energias vata, pitta e kapha causar um desequilíbrio, doenças ou doenças relacionadas ao tipo e grau de desequilíbrio se desenvolverão. No caso da psoríase, uma condição da pele vista pela medicina ocidental como possivelmente o resultado da genética, a medicina ayurvédica a vê como um desequilíbrio das energias vata e kapha, corrigíveis, em parte, fazendo mudanças em sua dieta.

A condição da pele que a medicina ocidental chama de psoríase produz sintomas que variam em grau e gravidade dependendo de como sua condição progride. Os sintomas mais comuns incluem coceira e ardor, espessamento e vermelhidão da pele e desenvolvimento de escamas prateadas. Casos mais graves de psoríase podem causar bolhas, queda severa da pele na área afetada e lesões na pele. Dr. Ch. Murali Manohar, autor de "Ayurveda para Todos", identifica três doenças de pele, Eka-kushta, Kitiba-kushta e Sidma-kushta, como os equivalentes ayurvédicos da psoríase.

Causas

Segundo o Dr. KS Nandalal Professora e consultora do Vaidyaratnam Ayurveda College, Ollur Trichur, Índia, a dieta é uma das principais causas do desequilíbrio energético que leva à psoríase. Vata, a energia que controla as funções corporais, e kapha, a energia que controla o crescimento, pode tornar-se desequilibrada devido a escolhas alimentares inadequadas, combinações inadequadas de alimentos e dooshi vishas, ou toxinas que se acumulam no trato digestivo, resultando em psoríase. Prevenção /Solução -

Trazer vata e kapha de volta ao equilíbrio requer uma dieta vegetariana estrita que adiciona certos alimentos e elimina outros. Você também deve praticar o controle da porção para evitar indigestão e constipação que permitam que o dooshi vishas se acumule no trato digestivo. Finalmente, você deve considerar a temperatura dos alimentos que você come. Segundo o Dr. Nandalal, para a digestão ideal, o alimento deve estar à temperatura ambiente ou no quarto, em vez de refrigerado ou refrigerado.

Uma dieta ayurvédica aceitável para a psoríase apresenta alimentos e temperos no sabor amargo categoria como raiz de dente-de-leão, cardo sagrado, doca amarela, ruibarbo, melão amargo, alface romana, espinafre, acelga, raiz de cúrcuma fresca, feno-grego e raiz de genciana. Alimentos com sabor amargo criam equilíbrio ao aumentar a energia do vata enquanto diminuem o kapha, fortalecem os músculos e o tecido cutâneo e reduzem a queimação, a coceira e a inflamação. Além dos alimentos que você deve incluir na hora das refeições, os profissionais ayurvédicos sugerem mastigar alguns dentes de alho antes de tomar o café da manhã todas as manhãs para eliminar as toxinas do sangue e comer fatias finas de cebola frita em uma manteiga clarificada chamada ghee todos os dias.

Os praticantes de Ayurveda sugerem evitar comidas quentes, picantes ou pungentes, pois esses alimentos retardam a digestão. Evite também sal, alimentos salgados e coalhada, para evitar inflamação e aumento da coceira, bem como proteínas animais, gorduras e açúcares. , , ] ]