As queimaduras requerem cuidados de emergência específicos e tratamento contínuo. Preferência é dada a hidratação de fluidos, inchaço e suas complicações, estabelecimento e manutenção de uma via aérea, suplementos nutricionais, um cateter para monitorar a produção de urina, raios-X e possíveis enxertos de pele. As queimaduras danificam a pele, o que protege o corpo da perda de fluidos e infecção, e pode resultar em insuficiência renal, infecções com risco de vida, choque e morte. Perda de fluido altera o equilíbrio de potássio, sódio, cloreto, cálcio e água, exigindo constante substituição e monitoramento.
Tipos de Queimaduras
Queimaduras resultantes da exposição ao calor de fogo ou líquidos, eletricidade, produtos químicos e radiação . Categorias de queimaduras são de primeiro grau, segundo grau e terceiro grau. As queimaduras de primeiro grau danificam a epiderme ou a camada externa do tecido e resultam em vermelhidão e dor. As queimaduras de segundo grau danificam o tecido epidérmico e dérmico, a segunda camada da pele, e resultam em vermelhidão, dor e bolhas. As queimaduras de terceiro grau danificam a pele até os nervos, músculos, tendões e possivelmente ossos, deixando uma aparência carbonizada sem dor como resultado de danos nos nervos.
Significância
Com pequenas queimaduras, o tratamento pode ocorrer em em casa, no consultório do médico e na sala de emergência com base no tamanho das áreas queimadas do corpo afetado. O cuidado de queimaduras de segundo grau e terceiro grau requer atendimento em pronto-socorro e, frequentemente, colocação em um centro de tratamento de queimados. Quando os tecidos profundos estão danificados, a rápida perda de fluidos, incluindo eletrólitos, minerais e água, leva à desidratação grave, que requer substituição contínua com soluções intravenosas.
Reabastecimento Fluidoso
Lactated Ringers é o fluido intravenoso de escolha para hidratação com queimaduras graves em adultos e inclui cloreto de sódio, lactato de sódio, cloreto de potássio, cloreto de cálcio di-hidratado e água. A hidratação de fluidos requer monitoramento cardíaco por causa dos aumentos de potássio que ocorrem como resultado de danos celulares e teciduais, liberando potássio na corrente sanguínea. Os níveis de sódio, cloreto, cálcio e potássio requerem reposição nas fases iniciais do tratamento para queimaduras, a fim de evitar choque por perda extrema de fluido.
Nutrição
Queimaduras requerem maior reposição calórica para equilibrar os danos aos tecidos e ajudar na cicatrização de feridas. Se as queimaduras afetam a capacidade de comer, um tubo pode ser colocado no estômago para nutrição líquida. A dieta para pacientes queimados, independentemente do método de administração, é rica em calorias e alta proteína com suplementos vitamínicos e minerais. As dietas orais incluem frutas e legumes, carnes magras, peixe, feijão e tofu para proteínas.