Os quelóides são um tipo de cicatriz avermelhada elevada que continua a crescer mesmo depois de uma ferida ter cicatrizado completamente. Muitas vezes associadas à acne, cicatrizes quelóides se desenvolvem em aproximadamente 10% das pessoas, igualmente comuns em homens e mulheres, de acordo com o American Osteopathic College of Dermatology (AOCD). O site AgingSkinNet da Academia Americana de Dermatologia diz que a predisposição para o desenvolvimento de cicatrizes queloides é hereditária e, embora ocorram em pessoas de qualquer etnia, as de ascendência africana são mais propensas.
Marque uma consulta com um dermatologista. O AOCD aponta que as cicatrizes quelóides são significativamente mais fáceis de se livrar no início, enquanto as mais antigas podem ser difíceis, demoradas e caras para serem removidas.
Pergunte ao seu médico sobre injeções intralesionais de corticosteróides para a sua cicatriz quelóide. AcneNet explica que estes tratamentos podem encolher, achatar e suavizar os quelóides. As injeções são administradas a cada duas a seis semanas, com a frequência dependendo de fatores individuais. Se, após quatro injeções, os corticosteróides não estiverem fornecendo os resultados desejados, outras opções de procedimento podem ser exploradas.
Fale com seu dermatologista sobre se a remoção cirúrgica da cicatriz é uma opção viável. A cirurgia é feita no consultório do médico, e os pacientes vão para casa após o procedimento.
Vá para todos os tratamentos de acompanhamento, conforme prescrito pelo seu médico. Os quelóides têm 45 a 100% de chance de recorrência sem tratamento de acompanhamento. Normalmente, curativos ou dispositivos de pressão são usados ou injeções de corticosteróides ou interferon podem ser administradas. A radioterapia também pode ser administrada com raios-X, radiação de feixe de elétrons ou radiação de ortovoltagem, conforme descrito pela AOCD.
Discutir outras opções com seu dermatologista se injeções e cirurgias não são eficazes livrar-se das suas cicatrizes quelóides. A crioterapia, descrita como altamente eficaz pela AOCD, pode ser usada para congelar o tecido da cicatriz, o que faz com que caia eventualmente. A AcneNet também recomenda a terapia a laser para destruir o tecido da cicatriz. Ambos os procedimentos são geralmente feitos em conjunto com injeções de corticosteróides.
Dica
As cicatrizes quelóides são evitáveis com a aplicação de almofadas de gel de silicone ou curativos de pressão em feridas recentemente cicatrizadas, explica o AOCD. Eles são deixados ligados por 23 horas por dia durante o uso.
Quelóides são tecnicamente considerados um tumor benigno, mas nunca se tornam malignos, de acordo com o AOCD.
Outras opções de tratamento - incluindo peelings químicos ou dermoabrasão - que são usados muito mais frequentemente para outros tipos de cicatrizes elevadas do que para quelóides, podem estar disponíveis no seu caso, dependendo de fatores individuais.
, , ] ]