casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O que causa verrugas comuns nos dedos?

As verrugas podem aparecer em quase qualquer parte do corpo humano, mas tendem a afetar certas áreas. Por exemplo, verrugas plantares crescem nas solas dos pés, enquanto as verrugas genitais surgem na região pubiana. Verrugas nos dedos são uma variedade comum com a mesma causa subjacente como suas contrapartes.

Causas

As verrugas comuns nos dedos são causadas pelo papilomavírus humano (HPV), de acordo com a Mayo Clinic. O vírus entra no corpo e faz com que as células cresçam rapidamente na camada externa da pele. Isso pode acontecer no dedo, resultando em um crescimento visível conhecido como verruga. Geralmente se desenvolve dentro de dois a seis meses de ser infectado pelo vírus.

As verrugas nos dedos são contagiosas porque o vírus pode se espalhar pelo contato direto com uma pessoa afetada. Coçar ou pegar uma verruga a ponto de ficar irritada ou sangrar torna mais provável que ela se espalhe em seu próprio corpo e seja passada para outras pessoas. Você também pode espalhá-lo mordendo suas unhas se estiver na área das unhas. A equipe da Clínica Mayo adverte que também pode ser repassada compartilhando itens pessoais, como toalhas, com alguém que tenha verrugas nos dedos.

Uma verruga comum pode ser reconhecida por sua localização e aparência. O site Healthy Skin Guide observa que essas verrugas geralmente crescem perto das unhas. Áreas próximas, como as costas da mão, também podem ser afetadas. Uma verruga comum é firme e áspera ao toque. Pode ser redondo ou um tanto irregular na forma. Sua cor pode variar de amarelo a marrom para cinza ou preto. Eles podem causar sofrimento na pessoa afetada, porque eles são muito visíveis. Os próprios crescimentos são feios e outras pessoas podem fugir do contato porque podem se espalhar pelo toque. As verrugas nos dedos desaparecem sozinhas depois de alguns meses, mas muitas pessoas escolhem o tratamento para se livrarem delas mais rapidamente por causa do incômodo e do embaraço.

Tratamento

O tratamento para as verrugas nos dedos não ataca diretamente o HPV. Em vez disso, concentra-se em remover o crescimento da pele, congelando-o ou dissolvendo-o com ácido salicílico. Ambas estas soluções estão disponíveis ao balcão. Ácido geralmente leva algumas semanas para destruir completamente a verruga. O congelamento funciona mais rapidamente, muitas vezes removendo-o em uma ou duas aplicações.

Os tratamentos para verrugas comuns não atacam diretamente o HPV subjacente. Isso significa que você corre o risco de ver mais verrugas depois de ter conquistado o surto original. Algumas pessoas são propensas a crescimentos frequentes, enquanto outras obtêm uma verruga de dedo uma vez e nunca a têm novamente porque o vírus pode permanecer inativo. Você pode usar o mesmo tratamento se encontrar novas verrugas em seus dedos.