casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O que as fibras de colágeno fazem?

O colágeno é a proteína mais comum encontrada no corpo humano. É encontrado em quase todos os órgãos e partes do corpo, embora muitas vezes em diferentes tipos. Em geral, o colágeno se enrola em uma malha de fibra que adiciona estabilidade estrutural a essa parte específica do corpo. É comumente associado com a integridade da pele, mas é fundamental para o bom funcionamento de muitas outras partes do corpo, também.

Fibras de colágeno e redes de adicionar força estrutural para muitas partes do corpo. É abundante na pele, onde representa cerca de 80% do peso da pele seca em uma pessoa normal. Devido à sua capacidade de interagir consigo mesmo e com outras proteínas, como a elastina, ajuda a apoiar a pele e confere-lhe uma natureza elástica. Pequenas mudanças nos tipos de colágeno em outras partes do corpo causam uma maior resistência, como no osso, ou redes de fibras mais finas, como nos vasos sanguíneos.

Pelo menos 12 tipos de existe colágeno, quatro dos quais são comumente encontrados em diferentes partes do corpo. O colágeno tipo I é o tipo mais abundante e é encontrado na pele, ossos e outros tecidos conjuntivos. O tipo II é comumente encontrado na cartilagem e o colágeno tipo III é usado durante o reparo da ferida. Tipo IV é encontrado em membranas dos vasos sanguíneos e ajuda a filtrar os componentes do sangue. A estrutura do colágeno vem de sua estrutura protéica única. Sua seqüência de aminoácidos permite que ela forme fibras de enrolamento certeiro que podem interagir entre si, assim como outras proteínas. Os aminoácidos requerem alguma modificação por enzimas em seu corpo antes de serem usados no colágeno, incluindo enzimas que dependem da vitamina C.

Transtornos

Muitas doenças resultam de mutações em diferentes genes do colágeno. Eles geralmente são caracterizados pela perda de força em partes específicas do corpo. Por exemplo, uma mutação no tipo de colágeno encontrado no osso pode levar à osteogênese imperfeita, uma condição na qual os ossos se partem muito mais facilmente do que o normal. Além disso, devido à necessidade de vitamina C durante a criação de colágeno, a má nutrição também pode levar a distúrbios do colágeno. Escorbuto, por exemplo, resulta da perda de força da pele e do colágeno ósseo, resultando na perda de dentes e na deterioração da integridade da pele.

Prevenção /Solução

O colágeno é sensível aos processos ambientais e naturais. Ele pode ser danificado pela exposição excessiva à luz ultravioleta e também pode começar a degradar naturalmente com o tempo. Por estas razões, muita pesquisa tem sido focada no aumento da produção natural de colágeno e na reposição de colágeno. Os avanços nessas ares também representarão tratamentos potenciais para ajudar pacientes que sofrem de distúrbios de colágeno. , , ] ]