A dor no pescoço na base do crânio é comum entre os seres humanos. A causa exata da dor varia, assim como medidas preventivas e tratamentos de alívio da dor.
Base do osso do crânio
Localizado na base do crânio é o osso occipital. Músculos do pescoço se ligam ao osso occipital no marco ósseo chamado de protuberância occipital externa.
Anatomia comum na base do crânio
A vértebra cervical C1 (atlas) e a vértebra cervical C2 (eixo) estão situados logo abaixo o osso occipital. O atlas e o eixo formam a articulação que liga o crânio à espinha e são responsáveis pelos movimentos de rotação e inclinação da cabeça.
Anatomia do músculo na base do crânio
A dor geralmente ocorre nos locais de fixação do músculo ou perto dele . Os músculos que podem causar dor na base do crânio são o trapézio superior (que se liga à protuberância occipital externa) e a escápula do elevador (que se liga ao atlas e ao eixo).
Nós musculares
Tarefas no mundo industrial moderno freqüentemente exigem que a cabeça se incline para a frente para executar: dirigir, trabalhar com computador, preparar comida. Com o passar do tempo, o peso da cabeça - que é em média de 12 a 15 libras - em combinação com o uso excessivo e o aperto dos músculos na frente do pescoço e no peito fará com que os músculos da base do crânio endureçam e formar "nós" como uma resposta à tensão que é criada pelo desequilíbrio estrutural.
Knots igual dor
Nós musculares ocorrem quando as fibras musculares grudam e perdem sua flexibilidade e fluidez. Os nós na base do crânio causam compressão do nervo, sinalizando dor ou um alerta de mau funcionamento no corpo do cérebro. Prevenção e cuidados
Praticando a postura correta e alongando os músculos no peito e frente do pescoço ajuda a evitar queda de cabeça e dor na base do crânio. Massagem terapêutica geralmente ajuda a aliviar a dor e revitalizar o tecido muscular se a dor persistir.