Há uma grande variedade de razões pelas quais uma pessoa pode sentir sensações de formigamento e queimação nos braços e pernas. As causas mais comuns de parassesias (sensações da pele) são diabetes, neuropatia periférica, esclerose múltipla, problemas ciáticos e fibromialgia. Sensações de formigamento e queimação nas pernas e nos braços também podem ser causadas por problemas de circulação que podem ser temporários e simplesmente o resultado de se sentar de forma estranha em um pé ou dormir em um braço. A sensação de “parquias e agulhas” pode ser irritante em suas formas mais leves e angustiante em suas formas mais avançadas.
Diabetes
Segundo o Medline Plus, um dos sintomas mais comuns do diabetes é a dormência, formigamento e queima nas pernas e pés. Isso geralmente ocorre como resultado do alto nível de açúcar no sangue e dos danos nervosos resultantes. Para indivíduos que não prestam atenção a este sintoma grave, os resultados podem ser devastadores. Conforme a condição avança, a sensação é perdida nas extremidades, de modo que pode ser difícil para as pessoas com diabetes perceberem que têm uma ferida no pé ou nos dedos. Isso torna mais provável que eles vão perder membros, como resultado do diabetes. - Outra condição que pode resultar em sensação de formigamento e queima nas pernas e braços é a esclerose múltipla, de acordo com o Medline Plus. . Para indivíduos que não tiveram a doença muito longa, um dos primeiros sintomas que a EM está presente são esses sentimentos de alfinetes e agulhas. Assim, muitos médicos aconselham que experiências repetidas de desconforto nas pernas e nos braços não sejam ignoradas, particularmente se acompanhadas de outros sintomas, como problemas de equilíbrio ou problemas com a fala.
Ciática
O nervo ciático conecta-se a "the lower aspect of the spine.", 3, [[Muitos problemas nas costas são muitas vezes o resultado de danos ao nervo ciático e podem resultar em dormência, formigamento e sensação de queimação nas extremidades inferiores, de acordo com o Medline Plus. Muitas pessoas inicialmente acreditam que eles machucaram seus quadris quando na realidade seu nervo ciático foi ferido ou está inflamado. Dor ciática geralmente irradia para baixo ou uma ou ambas as pernas e pode chegar até os pés.
Fibromialgia
A fibromialgia é uma condição em que os nervos são altamente inflamados e sensíveis. Pesquisas recentes sugerem que indivíduos com essa condição são hipersensíveis à dor do nervo devido a um excesso na quantidade de substância química neurológica que sinaliza ao cérebro que o corpo está sentindo dor. Uma forma de dor comum para pacientes com fibromialgia é queimação e formigamento nos braços e pernas, de acordo com a WebMD.
Problemas de Circulação
Outra fonte de formigamento e queimação nas pernas e nos braços pode ser problemas de circulação. Se pressionado de modo que o sangue não circule livremente pelas extremidades, é possível sentir queimação e formigamento nos pés, mãos, pernas e braços. Uma vez que a pressão é elevada, o sangue lentamente retorna ao membro em questão e o desconforto é sentido por alguns minutos até que o sangue retorne.