Manual de Perigos para a Saúde da Cornell University: Estação de Tratamento de Águas Residuais e Esgotos de Nellie J. Brown descreve os perigos enfrentados pelos trabalhadores nas estações de tratamento; em condições ideais para o patógeno ou organismo, alguns desses perigos podem ser estendidos às comunidades próximas às estações de tratamento de águas residuais. Foi demonstrado que a gestão responsável reduz os perigos associados ao processo de tratamento de águas residuais, mas aqueles que vivem próximos a eles estariam bem cientes de estarem cientes dos riscos potenciais, por menores que sejam.> Produtos químicos de instalações de tratamento de águas residuais ficam no ar quando são removidos do ar. A extração de ar ocorre quando organismos, substâncias químicas ou partículas na água chegam ao ar, onde podem ser inalados posteriormente. A água deve ser respingada ou de alguma forma movida através do ar para que isso ocorra, algo que ocorre nos processos de aeração e desidratação, que colocam gotículas e partículas no ar. Estudos mostraram que as bactérias coliformes e os organismos totais são mais predominantes à noite, e são mais altos quando estão com vento ou quando a umidade está acima de 35%. Com a exceção do mercúrio, os metais perigosos não podem ser removidos pelo ar.
Infecções Respiratórias e Gastrointestinais
Se partículas, organismos ou patógenos que são removidos por ar são inalados, eles passam pelos tubos brônquicos e pulmões, são eliminados dos pulmões e depois engolidos. Isso pode causar exposição respiratória e gastrointestinal. Alguns organismos passam diretamente para a corrente sanguínea. Especialistas da Universidade de Cornell relatam que, embora a remoção de ar ocorra durante a aeração e outros processos, ela ocorre menos em estações de tratamento de águas residuais, porque as partículas tendem a se prender a sólidos e não a água. Os efeitos dos organismos inalados variam de irritação respiratória superior acompanhada por irritação ocular, depressão, danos ao sistema nervoso central e intoxicação sistêmica grave. Os trabalhadores da fábrica são frequentemente os primeiros afetados. Se perceberem que foram afetados, poderão alertar os gerentes para corrigir o problema.
Pragas
As moscas domésticas, bem como outras pragas, como as baratas, também podem representar um perigo para a saúde das pessoas. vivendo perto de instalações de tratamento de águas residuais. Moscas pousam nos alimentos que comem para prová-lo, e esgoto bruto atrai moscas domésticas. Os pêlos de uma única mosca doméstica podem transportar milhões de patógenos, que são transferidos para qualquer que seja a próxima mosca. A National Small Flows Clearinghouse (financiada pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA) relata em seu boletim “Pipeline” que a transferência desses patógenos através de moscas e outras pragas não é nem de longe tão comum quanto beber água ou comer alimentos contaminados por esgoto. As instalações de tratamento de águas residuais que tratam e eliminam os contaminantes protegem adequadamente as comunidades ao seu redor. Através da manutenção adequada das instalações, a propagação da doença por moscas, baratas, piolhos, mosquitos, ratos e camundongos pode ser controlada.