casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Sinais e sintomas de gota no pé

A gota, que é uma forma de artrite, é causada pelo acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações. O ácido úrico é formado quando o corpo quebra as purinas, que são encontradas naturalmente no corpo e em certos alimentos. Medicamentos são usados ​​para tratar ataques de gota atuais, bem como para evitar futuros ataques. De acordo com o Instituto Nacional de Artrite e Musculosqueléticas e Dermatopatias, o primeiro ataque de gota geralmente ocorre no dedão do pé. Os sintomas de um ataque de gota podem ocorrer de repente e sem qualquer aviso.

Aparência

A articulação do pé afetado pode aparecer vermelha e inchada. A pele sobre a articulação pode ficar quente ao toque. Essa condição pode afetar uma ou mais articulações de uma só vez. Se uma pessoa teve gota por muitos anos, pode desenvolver nódulos ou nódulos sob a pele ao redor das articulações. Esta deformidade, referida como tophi, é causada por um depósito de cristais de ácido úrico. Os topíacos normalmente são indolores, mas podem ficar sensíveis e inchados durante um ataque de gota. Esses nódulos podem se abrir e drenar um material calcário. De acordo com a Clínica Mayo, a dor associada à gota é geralmente mais grave nas primeiras 12 a 24 horas após o início. A dor é maior quando a área afetada é tocada ou movida e mesmo a pressão leve - como a de um lençol cobrindo os pés - é intolerável. A dor é descrita como aguda, esmagadora, latejante, excruciante ou intensa. Você também pode perceber que a articulação afetada parece rígida. O desconforto pode durar dias ou semanas. Os ataques de gota após o ataque inicial podem durar mais e afetar mais as articulações.

Sintomas Progressão

Os sintomas geralmente começam à noite e podem acordá-lo do sono. De acordo com o Instituto Nacional de Artrite e Doenças Musculosqueléticas e da Pele, os primeiros ataques de gota diminuem dentro de três a dez dias. Mais da metade das pessoas que tiveram pelo menos um ataque de gota terão outro.

Pedras dos Rins

De acordo com a terceira edição do livro didático “Introdução à Enfermagem Médico-Cirúrgica”, cerca de 20% de pacientes com gota desenvolvem pedras nos rins devido a um acúmulo de cristais de ácido úrico nos rins.