casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Qual é o nível normal de creatinina?

Nossos corpos contêm uma molécula chamada creatina, que é desenvolvida pela comida que comemos. A comida então se decompõe em energia através de um processo chamado metabolismo. A creatinina é o resíduo produzido pela creatina que viaja para os rins através da corrente sanguínea. Níveis anormais de creatinina podem indicar um problema sério.

Massa muscular

Os níveis de creatinina são determinados pela massa muscular. Os homens terão níveis mais elevados de creatinina que as mulheres. Isto é devido ao fato de que os homens geralmente têm mais massa muscular do que as mulheres. Existem outros fatores que determinam os níveis de creatinina. Esses fatores incluem idade e peso. Idosos terão níveis mais baixos de creatinina do que o normal devido à diminuição da massa muscular com a idade. Níveis infantis são muito menores estritamente devido ao tamanho.

Função renal

Os rins são basicamente um triturador de lixo humano. Quando os rins estão funcionando normalmente, eles filtram aproximadamente 2 litros de lixo e excesso de água diariamente. Esse desperdício inclui creatinina, e os resíduos são liberados pela urina.

Níveis normais de creatinina

De acordo com Frederick Hecht, MD, os níveis normais normais de creatinina nos homens são de 0,6 a 1,2 miligramas por decilitro, e 0,5 a 1,1 miligramas por decilitro em mulheres. Esses números raramente são alterados a menos que haja um problema. Existem testes disponíveis para medir a quantidade de creatinina a ser removida através dos seus rins.

Teste BUN

O teste BUN mede o nível de creatinina e azoto ureico no sangue. Este teste é realizado para determinar quão bem seus rins estão funcionando. Quando o nível de creatinina é alto, isso indica que há possíveis problemas renais. Níveis mais altos de BUN geralmente indicam desidratação.

Teste de depuração

O teste de depuração da creatinina é o mais eficaz na determinação de possíveis problemas renais. Isto é devido ao fato de que os testes são realizados em uma amostra de sangue e urina. Essas amostras são tiradas ao longo de 24 horas. Isso permite que seu médico veja claramente se os rins estão funcionando corretamente, eliminando a quantidade adequada de creatinina.

Causas da creatinina elevada

Existem várias razões pelas quais os seus níveis de creatinina podem ser mais elevados do que o normal. Essas razões incluem diabetes, pressão alta, certos medicamentos e doenças renais. Quando seus rins estão falhando, eles não têm a capacidade de remover a creatinina. Essa condição leva à necessidade de diálise e possível transplante renal. A hipertensão arterial e diabetes são uma das principais causas de doença renal. É importante manter essas condições sob controle.

Sintomas

O aumento dos níveis de creatina pode causar certos sintomas. Alguns destes sintomas são confusão, desidratação, cansaço extremo e dificuldade em respirar. Esses sintomas não significam necessariamente que você tem problemas renais, mas é uma possibilidade. Algumas pessoas não apresentam sintomas. A única maneira de determinar se há um problema com seus rins deve ser verificada pelo seu médico.