Um cateter de Foley é um tubo estreito e flexível que é inserido através da uretra para drenar a urina da bexiga. A irrigação por cateter é realizada pelo paciente, por um profissional de saúde ou por um profissional de saúde treinado por diferentes razões, como remover coágulos da tubulação do cateter ou liberar o sangue da bexiga após um procedimento médico. Uma bandeja de irrigação de cateter que inclui um recipiente de solução e uma seringa de ponta de cateter é necessária para realizar este procedimento. A seringa da ponta do cateter pode ter uma lâmpada ou um êmbolo numa extremidade. A irrigação de um cateter de Foley aumenta o risco de introdução de bactérias na bexiga ou na uretra, por isso só deve ser realizada depois de receber a ordem de um médico. A ordem deve conter a frequência de irrigação, o tipo de solução de irrigação e a quantidade de solução de irrigação.
Lave as mãos com sabão e água da torneira e, em seguida, enxugue bem. Coloque as luvas.
Abra o kit de irrigação do cateter. Encha a seringa de ponta de cateter com a quantidade pedida de solução salina estéril normal ou a solução de irrigação preferida pelo médico e coloque-a de volta no kit.
Coloque uma toalha ou lençol embaixo do ligação da tubagem do cateter de Foley e da tubagem do saco de drenagem.
Limpe o local onde a tubagem do cateter e a tubagem do saco de drenagem ligam-se a um cotonete com álcool. Deixe secar ao ar.
Segure a tubulação do cateter de Foley com uma mão, onde ela encontra a tubulação do saco de drenagem. Segure a tubulação do saco de drenagem na outra mão. Delicadamente, separe os dois tubos.
Coloque um plugue do cateter na extremidade aberta do tubo do saco de drenagem e deixe-o de lado.
Insira uma seringa de ponta de cateter vazia na extremidade da tubulação do cateter de Foley e puxe o êmbolo para trás, ou aperte e solte a lâmpada, para ver se há urina na bexiga. Drene a urina e remova a seringa.
Insira a ponta do cateter da seringa cheia com solução de irrigação na extremidade aberta da tubulação do cateter de Foley. Devagar e gentilmente aperte o fluido no cateter.
Puxe o êmbolo para trás, ou solte a lâmpada, para que o fluido entre novamente na seringa da ponta do cateter. br>
Limpe o local de conexão da seringa e a tubulação do cateter com um segundo algodão embebido em álcool. Deixe secar ao ar.
Remova o plugue do cateter da bolsa de drenagem e limpe a ponta aberta da tubulação com um terceiro cotonete com álcool. Deixe secar ao ar.
Aperte o tubo do cateter a cerca de 2,5 cm do final do cateter de Foley e puxe com cuidado para remover a seringa da ponta do cateter.
Reconecte a tubulação do cateter de Foley e a tubulação do saco de drenagem.
Lave suas mãos com água da torneira e sabão.
Dica
A quantidade de fluido removido da bexiga após a irrigação deve ser igual ou maior que o fluido que foi inserido na bexiga. A solução de irrigação deve estar à temperatura ambiente. Nunca use uma solução fria para irrigar um cateter de Foley. Informe o paciente de que ele pode sentir uma sensação desconfortável, mas ele não deve sentir dor.
Advertências -
Nunca force o fluido para dentro do cateter. Se sentir resistência, puxe com cuidado o êmbolo da seringa da ponta do cateter ou solte a lâmpada e tente administrar mais fluido. Se você ainda sentir resistência, pare de administrar o fluido e chame o médico. Nunca empurre ou puxe a tubulação do cateter de Foley. Evite tocar nas extremidades do tubo do cateter de Foley, tubo do saco de drenagem ou da seringa da ponta do cateter.
Coisas necessárias
Sabonete
Água da torneira
Par de luvas
Kit de irrigação por cateter com uma seringa de ponta de cateter fechado
Salina ou solução normal esterilizada pedida pelo médico
Toalha ou cortina
Três compressas de álcool
Plugue de cateter
Seringa de ponta de cateter