O cérebro humano pode ajustar seu nível de alerta conforme necessário, através de informações obtidas de órgãos sensoriais. Mas quando as agências externas entram em contato com o tronco cerebral, níveis alterados de consciência podem ser inevitáveis. Obstrução, ou uma redução geral no estado de alerta, muitas vezes pode levar ao estupor se a atenção médica não for rapidamente administrada.
Obtunded
De acordo com a biblioteca médica on-line da Merck, o termo "obtunded", uma forma de obnubilação é uma maneira imprecisa de descrever alguém cujo estado de alerta ou consciência é moderadamente reduzido. O Instituto Nacional de Saúde classifica a obnubilação como semelhante à letargia e descreve um paciente obtundido como tendo menos interesse pelo ambiente e respostas mais lentas a estímulos.
Stupor
O estupor é um estado do qual alguém só pode ser despertado , apenas brevemente, por estimulação extrema, como tremor ou beliscar. Difere de um coma, do qual uma pessoa não pode ser despertada. De acordo com o NIH, os pacientes em estado de estupor, a menos que sejam estimulados, retornam a um estado sem resposta. O diário on-line do Daily Medical lista níveis de consciência de um estado normal como: alerta, letárgico, sonolento, obnubilado, estuporoso e comatoso.
Causas
Algumas drogas, e até mesmo pequenas doenças físicas como a desidratação, podem causar idosos a ficarem estuporos, mas a consciência alterada tem dezenas de causas possíveis para pessoas de qualquer idade. Um traumatismo craniano, derrame, tumor, drogas, álcool, convulsões, parada cardíaca, monóxido de carbono e até mesmo infecções ou níveis alterados de açúcar no sangue podem fazer com que o paciente fique obnubilado e até progredir para estupor.
Diagnóstico
Como os médicos podem não conseguir se comunicar com um paciente cuja consciência é alterada, a família e os amigos devem comunicar seus conhecimentos sobre qualquer droga ou uso de álcool pelo paciente. Alguém que tenha uma overdose de drogas, por exemplo, pode estar obnubilado, mas capaz de se comunicar. Um paciente que só pode ser despertado intermitentemente é dito estar em estupor.
Um exame físico, incluindo uma leitura da temperatura corporal, é conduzido primeiro para determinar as possíveis causas. Estímulos são então aplicados; se o paciente reage, a consciência não é gravemente afetada. Padrões respiratórios anormais ou reações à estimulação reflexa também podem ajudar a determinar os níveis de alerta.