casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Problemas nas unhas curvadas

Unha encravada, curvada e deformada - onicogryposis - é responsável por 20% dos pacientes que procuram atendimento médico da família devido a um problema no pé. A unha curva perfura e escava a pele nas laterais da unha, introduzindo infecção bacteriana e inflamação. Não tratada, esta condição leva a uma condição dolorida, vermelha e inchada, muitas vezes caracterizada por drenagem malcheirosa.

Aparência

As bordas da unha penetram profundamente na pele ao longo dos lados da unha. Às vezes, um pequeno pico ou canto da unha incorpora a pele como uma faca. A infecção resultante faz com que o tecido de granulação (espessamento da pele ao redor de uma ferida cicatricial) se desenvolva.

Causas relacionadas a unhas

As causas de unhas encravadas incluem trauma, como um dedo do pé arrancado ou lesão repetitiva causada por fricção ou chute; calçado mal ajustado, quando as meias ou os sapatos são muito pequenos ou muito apertados. As condições das unhas, como as infecções fúngicas e a causa mais comum, o corte inadequado, estimulam a pele a dobrar a unha. A tendência para unhas encravadas pode ser hereditariedade ou relacionada à saúde. Outra causa natural é simplesmente o envelhecimento.

Deficiências de ferro e zinco ou problemas de tireóide podem causar unhas curva para cima, expondo-os ao trauma. As unhas que se curvam para baixo podem indicar problemas cardíacos e hepáticos, problemas respiratórios ou uma deficiência de vitamina B12.

Home Care

Os pacientes podem realizar algum tratamento para aliviar as unhas encravadas. Se houver suspeita de infecção, ou se o paciente apresentar problemas nos pés de alto risco, como diabetes, danos aos nervos ou problemas circulatórios, eles devem procurar atendimento profissional.

Recomenda-se que as pessoas com esta condição estejam de molho no quarto. temperatura da água com sais de Epsom, massageando suavemente o lado da unha para reduzir a inflamação. No entanto, eles não devem cortar a unha repetidamente, cortar entalhes na unha, aparar as bordas da unha ou colocar algodão embaixo da unha. Ao contrário da crença popular, estas práticas não alteram o padrão de crescimento da unha e podem introduzir bactérias, agravando a condição.

Physician Care

Após o exame, um médico provavelmente irá prescrever um antibiótico oral para a infecção e um anti-inflamatório para a inflamação. Uma pequena cirurgia no consultório para remover a borda lateral da unha alivia a dor e a inflamação e permite que a infecção se cure. Algumas unhas encravadas recorrentes requerem a remoção da raiz da unha.

Prevenção

O cuidado cuidadoso com as unhas evita a maioria das ocorrências de unhas encravadas. O corte adequado envolve cortar as unhas em linha reta e deixar uma parte da ponta branca. Faça com que os sapatos certos caibam. Se o dedo do pé é curto ou apertado, ele pressiona a unha. Sapatos soltos fazem com que o pé empurre para dentro da área do pé, causando o mesmo efeito como se o sapato estivesse muito apertado.

Condições Graves

Unhas do pé do peito - onde as extremidades dos dedos dos pés são aumentadas, e o as unhas são anormalmente curvadas e brilhantes - significam condições médicas mais sérias. De acordo com a Academia Americana de Médicos de Família, algumas doenças associadas ao hipocratismo incluem problemas cardíacos e pulmonares, distúrbios inflamatórios intestinais, como a doença de Crohn ou a colite ulcerativa. Cirrose do fígado e problemas de tireóide também resultam em hipocratismo em alguns casos. Procure orientação médica profissional para qualquer uma dessas condições.