A esclerose subcondral é uma condição que afeta os ossos das articulações de pessoas com osteoartrite. Causa dor e imobilidade nas articulações devido ao aumento da massa e densidade óssea em uma camada fina de osso sob a cartilagem das articulações. Embora esta condição é crônica e dolorosa, é facilmente detectável por um médico e pode ser tratada de várias maneiras.
Causas
A esclerose subcondral é um resultado de uma outra condição médica conhecida como osteoartrite. A osteoartrite é o termo genérico para um grupo de doenças que causam a degradação lenta das articulações ao longo do tempo. À medida que as articulações se degradam, podem causar danos permanentes na cartilagem e nos ossos ao redor delas. A osteoartrite é uma condição comum, geralmente encontrada em indivíduos mais velhos, e é a causa número 1 de incapacidade crônica nos Estados Unidos.
A osteoartrite irá degradar lentamente duas partes principais dentro de uma articulação. Uma dessas partes é a cartilagem, o tecido conjuntivo esponjoso, e a outra parte é o osso subcondral, que é uma camada de osso logo abaixo da cartilagem. Quando a osteoartrite se desgasta nessa parte do corpo, o corpo tenta regenerá-la, causando uma densidade e espessura aumentadas. Esse aumento da espessura na camada subcondral é conhecido como esclerose subcondral.
A esclerose subcondral é fácil de identificar com um raio X, que mostra a esclerose subcondral como uma região particularmente branca ao longo da linha de uma articulação. . A presença de esclerose subcondral também pode ser usada para identificar uma fase progressiva da osteoartrite em si.
A esclerose subcondral é uma condição dolorosa que pode levar a danos ainda mais articulares e ósseas. O osso extra denso pode causar aumento do desgaste da articulação e inflamação da área ao redor. Também pode causar esporões ósseos, que são pequenos e agudos crescimentos ósseos que também causam maior dano e dor à articulação e a qualquer cartilagem remanescente na mesma. A dor, o crescimento ósseo e o dano articular que estão associados à esclerose subcondral podem eventualmente levar à perda de movimento nessas articulações.
Tratamentos
Não há cura para a osteoartrite, a condição subjacente que causa a esclerose subcondral, mas existem muitas opções de tratamento destinadas a retardar os danos causados e gerenciar a dor dessa condição. Muitas opções envolvem modificações no estilo de vida, ou seja, mudanças como exercícios de baixa intensidade, perda de peso e educação. Vários medicamentos estão disponíveis, mas a maioria trata a dor ou reduz a inflamação. A cirurgia também é uma opção, seja uma cirurgia artroscópica leve para aliviar parte da dor ou uma cirurgia de substituição articular importante para restaurar o movimento em uma articulação.