Níveis elevados de B12 são raros e freqüentemente causados por doença, mais comumente diminuição da função hepática ou doenças do sangue. Segundo a Clínica Mayo, "a vitamina B12, ou cobalamina, ajuda as células nervosas, os glóbulos vermelhos e é usada na criação do DNA". A produção excessiva de vitamina B12 pode ser causada por cirrose, hepatite, policitemia vera ou leucemia mielocítica. Suplementos de vitamina B12 não causam níveis elevados de B12 no sangue.
Cirrose
Níveis elevados de B12 podem ser causados por cirrose, cicatrização do fígado. A diminuição da função hepática corresponde a níveis elevados de B12, porque o fígado não consegue manter B12 adequadamente e o restante está disperso por todo o corpo. "Clinical Bioquímica" pelo Hospital Amphia em Langendijk lokatie, Breda, Holanda, encontrou a correlação entre altos níveis de vitamina B12 e pessoas com cirrose. De acordo com o estudo do Hospital Amphia, "níveis elevados são causados pela liberação de cobalamina durante a citólise hepática e /ou diminuição da depuração de cobalamina pelo fígado afetado."
Hepatite
A hepatite, uma doença que danifica o fígado, pode causar um aumento na cobalamina, que, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, é geralmente armazenado no fígado durante anos. Se não for tratada, a hepatite tem o potencial de desaparecer ou pode causar insuficiência hepática ou câncer. Também tem o potencial de se transformar em cirrose.
Leucemia mielocítica crônica
Leucemia mielocítica crônica ou leucemia mielocítica crônica é um câncer da medula óssea que tem sido associado com níveis elevados de B12. De acordo com o "American Journal of Clinical Nutrition", o excesso de B12 naqueles com CML poderia ser causado por "proteínas séricas que se ligam a B12 mais do que proteínas do fígado, ou falta de B12 transferase, bem como aumento da ligação por proteínas séricas". Esta pode ser a causa da B12 ser indevidamente absorvida no corpo.
Policitemia vera
A policitemia vera é uma doença caracterizada pela superprodução de glóbulos vermelhos. O estudo de 2003 publicado no "Clinical Bioquímica" pelo Hospital Amphia em lokatie Langendijk, Breda, Holanda, encontrou níveis elevados de B12 em pacientes policitemia vera. Aqueles com policitemia vera não podem ligar a vitamina B12 adequadamente, causando um excesso de saturação de cobalamina. Um exame de sangue B12 para encontrar níveis elevados de B12 pode dizer se alguém tem policitemia vera. A policetemia vera pode resultar em mielofibrose, uma doença que se caracteriza por uma diminuição nos glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. Testes para níveis elevados de B12 naqueles com mielofibrose também retornarão positivos.