Omeprazol em dosagens de 20 mg é um medicamento usado para tratar condições causadas pelo ácido do estômago, como azia, doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e úlceras gastrointestinais. A droga está disponível como Prilosec e na forma genérica, tanto por prescrição e no balcão. Os efeitos colaterais são incomuns.
O pmeprazol é um inibidor da bomba de prótons (PPI), um tipo de droga que bloqueia a produção de ácido do estômago. Reduzir o ácido do estômago evita o refluxo ácido e permite que úlceras e danos esofágicos se curem.
Efeitos mais comuns
Embora a maioria das pessoas não tenha efeitos colaterais ao tomar o omeprazol, muitos são possíveis. Os efeitos colaterais podem incluir dor nas costas, dor muscular, tonturas, dores de cabeça, infecções do trato respiratório superior, constipação, diarréia, náuseas e dores de estômago. Raros
Os efeitos colaterais raros do omeprazol incluem reações alérgicas e pancreatite. Pessoas com doença hepática não devem tomar mais de 20 mg por dia, pois altas doses podem elevar as enzimas hepáticas, indicando comprometimento da função.
Inibidores da bomba de prótons, incluindo o omeprazol, são destinados a tratamentos com duração de quatro a oito semanas , mas muitas pessoas tomam a droga há anos. O uso a longo prazo está ligado a um aumento da freqüência de fratura de quadril em pessoas com mais de 50 anos, e de colite causada pela bactéria Clostridium.
Interações medicamentosas Omeprazol interage com muitas drogas. Os exemplos incluem anticoagulantes, diazepam, digoxina, fenitoína e drogas usadas para tratar a infecção causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).