casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Como identificar os sintomas do Impetigo

O impetigo é uma erupção cutânea contagiosa aguda geralmente causada por Staphylococcus aureus e pela bactéria Streptococcus do grupo A. Pode afetar indivíduos adultos, mas ocorre mais comumente entre bebês e crianças. Este tipo de infecção da pele geralmente começa como feridas vermelhas que logo podem se transformar em bolhas. O impetigo pode se desenvolver ao redor das pernas, braços, tronco, nádegas e face. Quando afeta o rosto, geralmente se instala em torno das áreas do nariz e da boca. Uma criança com impetigo pode possivelmente ser não infecciosa (não contagiosa) após 24 horas de tratamento antibiótico adequado. No entanto, se não tratada, a criança pode permanecer contagiosa por vários dias ou semanas.

Procure por sinais de impetigo contagioso. Este tipo de impetigo é causado tanto pela bactéria staphylococcus como pela streptococcus. Geralmente começa como uma pequena pápula de cor avermelhada que é principalmente situada ao redor da área do nariz ou da boca. A pápula aumentará de tamanho perifericamente, mas permanece achatada. Ele geralmente se rompe rapidamente e exsuda um líquido amarelado ou pus puro - que em breve secará para se tornar uma crosta cor de mel que cobre a área afetada. Como a pápula pode coçar, o paciente será tentado a coçá-la. Isso pode formar novas pápulas em torno de áreas próximas, já que esse impetigo é altamente contagioso. Após dias de medicação, a crosta desaparece, deixando uma mancha vermelha que gradualmente desaparece. Não haverá febre com esse tipo de impetigo, mas linfonodos sensíveis e inchados podem estar presentes perto da área infectada.

Preste atenção para algumas bolhas maiores cheias de líquido. O impetigo bolhoso é um tipo de impetigo causado principalmente pelas bactérias estafilococos. Quando este organismo infecta a pele, forma bolhas cheias de líquido que ocupam a parte mais profunda da epiderme (a camada externa da pele). Normalmente, instala-se em torno das áreas dos braços, pernas, tronco e nádegas. Essas bolhas geralmente são irritadas e avermelhadas, mas não dolorosas e doloridas. Quando eles estouram, o líquido claro e turvo seca para formar crostas amarelas desbotadas. Este tipo de impetigo dura mais do que os outros tipos e geralmente afeta bebês e crianças pequenas (menos de 2 anos de idade).

Consulte o seu médico se as bolhas aparecerem profundamente invasivas. Ectima é considerado o tipo mais grave de impetigo. Geralmente se desenvolve quando a infecção das bolhas formadas na epiderme (camada externa) penetra na derme (parte mais profunda da pele). Essas úlceras cheias de pus de penetração profunda geralmente são dolorosas e são cobertas por crostas mais grossas e mais duras, em comparação com os outros dois tipos de impetigo. As áreas afetadas por ectima são os pés, tornozelos, pernas, coxas e nádegas. Os gânglios linfáticos localizados perto das áreas afetadas podem ficar inchados e, como a infecção afeta a camada mais profunda da pele, cicatrizes podem permanecer quando as úlceras cicatrizam.

Dica

Cuidadosamente lave os afetados áreas com água corrente e sabão antibacteriano. Seque-os com uma toalha limpa e aplique um pouco de pomada anti-bacteriana. Em seguida, cubra as feridas tratadas com gaze estéril, mas não as sele com muita força - permita que elas respirem. Lave bem as mãos após aplicar a pomada. Lave as roupas infectadas regularmente para evitar contaminação. A infecção por Impetigo geralmente cura sozinha. Mas ainda é aconselhável tomar antibióticos para efetivamente eliminar os microrganismos infecciosos e promover uma cura mais rápida. Mantenha as unhas do seu filho pequenas para evitar que ele coça a área e evite que ele espalhe a infecção.

Advertências

Como o impetigo é uma infecção cutânea altamente contagiosa - evite tocar, arranhar e escolher área afetada para evitar que se espalhe. Evite usar os mesmos lençóis, roupas ou toalhas com os indivíduos afetados.