casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Sintomas da angina em mulheres

As mulheres experimentam sintomas de angina de forma diferente dos homens. Entender essa diferença é a chave para detectar a angina se você for mulher. A angina não é uma doença, mas um sintoma da doença arterial coronariana. Através do uso de terapias adequadas, a angina pode ser controlada, reduzindo a dor e a interrupção de suas atividades diárias.

Angina pectoris, comumente chamada de angina, é um tipo de dor no peito que ocorre quando o fluxo sanguíneo o coração é reduzido devido a doença arterial coronariana. A dor ocorre porque o coração não está recebendo todo o oxigênio de que necessita na corrente sanguínea. Acreditava-se que a angina era mais prevalente em homens durante anos, mas um estudo conduzido pela Faculdade de Medicina da University College London descobriu que a incidência de angina estável é ligeiramente maior em mulheres do que em homens. Os detalhes do estudo foram publicados na revista "Circulation" em 2006, após a conclusão de um estudo que acompanhou 400.000 pessoas em 31 países.

Sintomas

Os sintomas clássicos de angina incluem dor no peito, peso, pressão, "squeezing or tightness in the chest.", 3, [[As mulheres são mais propensas a relatar dores pulsáteis, penetrantes ou agudas e também podem sentir dores abdominais ou náuseas. Porque os sintomas das mulheres nem sempre são imediatamente reconhecidos como angina, o diagnóstico pode ser adiado.

Os sintomas de angina estável tendem a ocorrer quando o coração é forçado a trabalhar mais, como durante o exercício ou esforço, ou durante períodos de estresse. A dor normalmente dura apenas alguns minutos e desaparece se você descansar ou usar medicação para angina. Outros sintomas podem incluir indigestão e dor nos braços ou nas costas.

A angina instável ocorre mesmo quando você não está ativo e não segue o padrão normal que você experimentou com a angina. A dor dura mais tempo, é mais grave e pode não desaparecer, mesmo que você use sua medicação. Se você teve angina estável e de repente desenvolver os sintomas de angina instável, você pode estar tendo um ataque cardíaco e deve ser levado para uma sala de emergência imediatamente. Variante, ou angina de Prinzmetal, causa dor severa que acontece quando você está inativo. Os espasmos transitórios da artéria coronária são geralmente responsáveis ​​por esta forma de angina.

Diagnóstico

Depois de ter um histórico médico e lhe pedir para descrever seus sintomas, seu médico pedirá vários exames. Durante um teste de estresse, você será solicitado a andar em uma esteira, enquanto o seu coração é monitorado por uma máquina de eletrocardiógrafo (EKG). Como a angina geralmente ocorre quando você está se exercitando, um teste de estresse dá aos médicos uma boa idéia do escopo do seu problema. Um eletrocardiograma também é usado para detectar ritmos cardíacos incomuns que podem indicar angina. Um ecocardiograma, um teste que usa ondas sonoras para exibir uma imagem do seu coração, pode ser usado para determinar se os seus sintomas estão relacionados a um problema de fluxo sanguíneo ou danos ao coração. Testes de estresse nuclear medem o fluxo sanguíneo para o coração, enquanto a angiografia coronária usa raios-X para olhar dentro dos vasos sanguíneos do coração. Raios-X do tórax podem ser úteis para descartar outras condições que podem causar sintomas semelhantes à angina.

O tratamento para a angina é direcionado para reduzir os sintomas e o risco de ataque cardíaco. Se você é diagnosticado com angina, você será aconselhado a fazer algumas mudanças - como descansar freqüentemente durante o exercício, perder peso, comer alimentos saudáveis ​​e evitar grandes refeições. Há uma série de medicamentos que podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo para o coração, bloquear substâncias causadoras de colesterol no coração ou prevenir coágulos sanguíneos. A nitroglicerina, um medicamento usado para ajudar a abrir os vasos sangüíneos, é o tratamento mais conhecido para a angina. Em alguns casos, a angioplastia pode ser necessária para abrir artérias obstruídas. A angioplastia é realizada inflando um pequeno balão em uma artéria para abrir os vasos sanguíneos e, em seguida, colocando um stent na artéria para ajudá-lo a permanecer aberto. A cirurgia de revascularização miocárdica pode ser recomendada se você tiver um bloqueio completo que não pode ser ajudado pela angioplastia. Neste procedimento, uma artéria ou veia de outra parte do corpo é colocada em seu coração para contornar a parte entupida de sua artéria.