casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Como reverter danos nos nervos

O dano do nervo, que também é chamado de neuropatia, pode afetar todas as partes do corpo, incluindo o cérebro. Algumas das causas associadas aos danos nos nervos incluem diabetes, doença renal, lesões traumáticas e abuso de álcool. Depois de ter havido danos nos nervos, vários sintomas podem ser vistos, como dormência e sensação de formigamento nas extremidades, perda de massa muscular e degeneração dos ossos. Embora não exista uma cura concreta, existem maneiras de mantê-la sob controle e promover a regeneração dos nervos.

Elimine as toxinas. O álcool e o tabagismo devem ser abandonados ou evitados. Eles limitam o suprimento de oxigênio e nutrientes às células dos nervos danificados, o que pode não apenas piorar os sintomas, mas também interromper o processo de cura.

Faça algum exercício. É importante obter e manter a amplitude adequada de movimento e flexibilidade quando há danos nos nervos. Os músculos muitas vezes ficam fracos, diminuem de tamanho e podem desenvolver cãibras. O exercício deve ser sem impacto nos pés e deve haver uma gama completa de movimentos. Exemplos de alguns exercícios são ciclismo, natação, hidroginástica e exercícios com máquinas sentadas. (ver referências)

Coma uma dieta limpa. Dietas ricas em gordura e açúcar podem exacerbar os danos nos nervos e causar ganho de peso. Isso pode tornar o processo de recuperação ainda mais difícil. Coma refeições equilibradas que contenham proteínas, carboidratos e gorduras que consistem em alimentos ricos em nutrientes. Alguns exemplos seriam frutas, legumes, carnes magras, laticínios com baixo teor de gordura, feijões, sementes e nozes.

Obtenha algumas vitaminas-chave. Para que o corpo restaure adequadamente a função dos nervos, várias vitaminas podem ser benéficas. Algumas delas incluem Vitamina B1, que é chamada de tiamina, e Vitamina B12, que é chamada de cianocobalamina (ver Referências).

Cuide do seu corpo. Seja meticuloso com seus movimentos e ciente de quaisquer lesões ou infecções que você possa ter em áreas do seu corpo que tenham danos nos nervos. Mantenha as feridas limpas e evite atividades que possam piorá-las.

Dica

Também é uma boa idéia consultar um fisioterapeuta, especialmente se você nunca se exercitou antes. Um fisioterapeuta pode preparar exercícios específicos e guiá-lo para ter certeza de que você os está fazendo corretamente.

, , ] ]