casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Quais são os perigos da coenzima Q10?

A coenzima Q10, também conhecida como ubiquinona pela sua presença essencial e abrangente no corpo, apoia a produção de energia, estimula o sistema imunitário e protege o corpo contra os danos dos radicais livres. Encontrado em alimentos como óleos de gergelim e soja, germe de trigo, espinafre, brócolis, peixe e carne, coenzima Q10 também pode ser tomado em forma de suplemento. Embora a coenzima Q10 seja considerada geralmente segura, alguns efeitos colaterais e riscos acompanham seu uso.

Efeitos Colaterais da Coenzima Q10

CoQ10 em doses de 100 mg por dia ou mais pode causar insônia. O consumo a longo prazo de mais de 300 mg por dia pode levar ao aumento dos níveis de enzimas hepáticas. Além disso, uma ampla gama de efeitos colaterais tem sido relatada, incluindo náusea e dor abdominal, dor de cabeça, tontura, azia e fotofobia. Alguns usuários também experimentam erupções cutâneas e azia.

CoenzimaQ10 e interações medicamentosas

CoQ10 pode ter interações potencialmente perigosas com medicamentos essenciais. Diabéticos tomando coenzima Q10 podem experimentar uma mudança em suas necessidades de insulina. Uma área de risco chave envolve os medicamentos de estatina amplamente prescritos. As estatinas podem esgotar os níveis de CoQ10 do corpo e reduzir a eficiência dos suplementos de CoQ10. Além disso, coenzima Q10 pode alterar a resposta do corpo para o sangue mais fino Warfarin.

Coenzima Q10 e medicamentos não-receitados

CoQ10 pode ter interações adversas com um número de medicamentos sem receita e suplementos de ervas. Os usuários são convidados a consultar um profissional médico se tomar coenzima Q10 com aspirina, laxantes, medicamentos para resfriado, antiácidos ou preparações de vitaminas e minerais, como os efeitos da enzima tocam quase todos os sistemas do corpo.

Coenzima Q10 e Condições de Saúde

Como a CoQ10 afeta muitas funções do coração, como ação de bombeamento, flexibilidade dos vasos sanguíneos e força do músculo cardíaco, indivíduos que sofrem de qualquer tipo de doença cardíaca são aconselhados a consultar um médico antes de usar este suplemento. Da mesma forma, CoQ10 representa perigos significativos durante a gravidez e amamentação.