O abaulamento de disco excêntrico é um dos vários sintomas principais da doença degenerativa da coluna. Uma herniação do disco, abaulamento é a ocorrência menos grave de distorção de disco.
Tipos de abaulamento
Existem três tipos principais de hérnia de disco: protuberância, saliência e hérnia. Ao contrário dos dois últimos tipos, o volume do disco é classificado pela compressão simétrica do disco, medida a partir do núcleo da coluna. Em contraste, uma protuberância excêntrica ocorre quando o material do disco se projeta para fora do centro em uma direção específica e menos de três milímetros. As saliências superiores a três milímetros da coluna vertebral são classificadas como hérnias.
A protuberância do disco geralmente pode ser identificada por ressonância magnética. Devido à construção e espessura da coluna vertebral, a maioria dos problemas de protrusão de disco ocorre póstero-lateralmente, ou afastados do centro da espessura da coluna, forçando o material do disco a ser espremido lateralmente ou para trás.
Ocorrência -
a deterioração do material do disco é considerada uma parte normal do processo de envelhecimento humano. Geralmente, os problemas de disco começam a aparecer após os 40 anos. No entanto, o disco abaulado nem sempre se manifesta por meio de dor física. De fato, apenas 28% das pessoas que se queixam de dor nas costas realmente sofrem uma forma de abaulamento. Como notado, a dor nem sempre é o alarme primário com casos de hérnia de disco. Quando está, a dor geralmente está na região lombar, com 90% envolvendo o disco entre L4 e L5, ou entre L5 e S1. A região lombar é responsável por 50% do movimento da coluna vertebral para torcer, flexionar e sentar. Como resultado, é a principal área de degeneração de disco. Esta degeneração pode ser experimentada por dor nas costas ou dor radial envolvendo o sistema nervoso espinhal. A dor no disco causada pelo impacto do nervo é caracterizada pela radiação da dor na parte inferior do corpo, bem como pela fraqueza. O paciente pode encontrar dormência na coxa, panturrilha, joelho ou pé.
Reparar ou melhorar a simetria da estrutura do disco nem sempre requer cirurgia. Tratamentos médicos conservadores, como terapia, resultam em um número significativo de pacientes experimentando redução de disco e alívio dos sintomas.