Colonização
As bactérias MRSA muitas vezes vivem em passagens nasais por anos sem mostrar nenhum sintoma. De fato, a grande maioria dos trabalhadores hospitalares é colonizada com MRSA no nariz, o que significa que as bactérias têm uma colônia estabelecida, mas não estão se espalhando ou causando infecção ativa. Pessoas que tiveram infecções por MRSA no passado também são muito provavelmente colonizadas. Uma pessoa colonizada com MRSA no nariz pode transmitir a infecção a outras pessoas ou desenvolver uma infecção se o sistema imunológico enfraquecer. No entanto, a colonização por MRSA é extremamente comum e não é considerada uma condição séria. Uma vez que não cria dor, congestão ou outros sintomas, a colonização por MRSA não é tratada com antibióticos ou outros medicamentos clínicos.
Minimizar o risco
Enquanto a colonização por MRSA no nariz não requer tratamento, os portadores podem se beneficiar eles e suas comunidades, mantendo a infecção subclínica sob controle. Um sistema imunológico forte pode, com o tempo, ajudar a eliminar o MRSA das passagens nasais. Exercício e uma dieta saudável são os pilares da manutenção da boa saúde, mas tratamentos naturais também podem ajudar. As pessoas que sabem ou suspeitam que estão carregando MRSA subclínico devem ser particularmente cautelosas quando estão na presença de pessoas muito jovens, muito idosas ou imunocomprometidas. Precauções de senso comum, como lavar as mãos freqüente, pode salvar vidas, impedindo a propagação de doenças como MRSA.
sinusite
Raramente, MRSA pode causar uma infecção que afeta os seios. Enquanto sinusite em si é geralmente considerada menor, pode ser perigoso se é conhecido por ser causada por MRSA. Uma infecção no nariz por MRSA que afeta os seios pode se espalhar para os ouvidos, pulmões, garganta e até mesmo para o cérebro, especialmente em pessoas com sistema imunológico fraco. Infecções sinusais causadas por MRSA geralmente só são diagnosticadas após uma infecção bacteriana não responder a antibióticos típicos como a penicilina. A menos que a infecção pareça estar limpando bem sem intervenção, os médicos geralmente prescrevem vancomicina oral, um poderoso antibiótico, para tratar a infecção.
Infecção da pele
MRSA pode causar infecções de pele em quase qualquer parte do corpo , incluindo os tecidos sensíveis dentro do nariz. Uma ferida dolorosa cheia de pus ou ferida dentro do nariz pode ser causada por MRSA (ou outra forma de infecção por estafilococos). Isso pode ocorrer sem qualquer causa conhecida, ou após um piercing no nariz ou lesão que deixa o tecido do nariz propenso à infecção. Se a infecção da pele é leve e superficial, como uma grande espinha, alguns médicos podem optar por não tratá-la com medicação. Se a ferida é fácil para o médico chegar, ele pode lançar e drená-lo para eliminar a infecção. Abcessos mais persistentes podem exigir tratamento com vancomicina, especialmente se eles se espalharem ou se tornarem muito dolorosos.
Tratamentos naturais
Como as infecções por MRSA podem se tornar fatais em algumas circunstâncias, essa superbactéria virulenta nunca deve ser tratada em casa sem a orientação de um médico. No entanto, terapias complementares e alternativas podem ajudar a eliminar tanto as infecções ativas quanto a colonização no nariz. Suplementos imunológicos, como o óleo de orégano e alho, podem ajudar a aumentar a resistência ao MRSA com poucos efeitos colaterais. O óleo da árvore do chá, aplicado topicamente a uma infecção da pele no nariz, pode ajudar a combater as bactérias. Outros remédios alternativos, como a prata coloidal, também podem ser benéficos.