As úlceras da pele são doloridas, feridas abertas ou feridas que continuam retornando ou não cicatrizam adequadamente. As úlceras cutâneas podem ser causadas por vários eventos, mas são principalmente desencadeadas por má circulação. As úlceras cutâneas são frequentemente acompanhadas por descamação do tecido inflamado. Uma úlcera cutânea é geralmente definida por sua aparência, localização e aparência da pele ao redor. Existem vários tipos de úlceras na pele. Leia para saber mais sobre os quatro tipos mais comuns.
Úlceras venosas
Uma úlcera venosa é uma ferida superficial causada por insuficiência venosa, ou má circulação das pernas de volta ao coração. A circulação lenta faz com que o fluido volte para a veia e, em seguida, vaze para os tecidos circundantes. Os tecidos quebram e causam úlceras dolorosas. A base de uma úlcera venosa é tipicamente vermelha e coberta com um filme amarelo. Essas feridas muitas vezes choram com fluidos claros, mas podem vazar corrimento amarelo ou verde se a úlcera estiver infectada. As úlceras venosas, também chamadas de úlceras de perna estase, geralmente se desenvolvem nas laterais da perna.
Úlceras arteriais
Úlceras arteriais, também chamadas de úlceras de extremidade inferior, geralmente ocorrem em pacientes que sofrem de artéria doença. Este tipo de úlcera de pele é normalmente localizado nos pés, dedos dos pés e unhas dos pés, onde as artérias com mau funcionamento têm dificuldade em circular adequadamente o sangue. A base de uma úlcera arterial tem uma cor marrom, amarela, preta ou cinza, enquanto a pele ao redor frequentemente parece vermelha e inchada. Úlceras neuropáticas
Úlceras neuropáticas As úlceras neuropáticas são encontradas principalmente em indivíduos diabéticos que sofreram danos nos nervos dos pés. Essas úlceras cutâneas tipicamente se desenvolvem nos pontos de pressão na parte inferior do pé e são causadas pela alta pressão sustentada. A base de uma úlcera neuropática varia de acordo com a circulação do paciente, mas geralmente aparece uma cor rosada-vermelha ou marrom-escura. A pele ao redor é freqüentemente calejada. Os diabéticos podem reduzir a chance de desenvolver úlceras neuropáticas pelo uso de calçados que se ajustem adequadamente e examinar os pés em busca de feridas regularmente.
Úlceras por pressão
Úlceras por pressão, comumente chamadas de feridas, são áreas feridas da pele causada por permanecer na mesma posição por longos períodos. O não-movimento interrompe a circulação e a falta de fluxo sanguíneo adequado mata o tecido nessa área. Estas úlceras cutâneas são comumente encontradas onde os ossos estão próximos à pele, como os calcanhares, tornozelos, cotovelos, quadris e costas. Os indivíduos que são obrigados a uma cadeira de rodas geralmente desenvolvem feridas nas nádegas. As úlceras de pressão podem causar infecções graves.
Tratamentos
Todos os tipos de úlceras cutâneas geralmente se beneficiam de terapias tópicas de tratamento de feridas, roupas de compressão ou bandagens e o uso de antibióticos se houver uma infecção. O tratamento mais eficaz para úlceras de pele venosa é a elevação frequente das pernas acima do nível do coração. Úlceras venosas infectadas às vezes requerem cirurgia venosa ou enxerto de pele. Pacientes com úlceras arteriais graves podem necessitar de cirurgia de bypass ou terapia endovascular para restaurar a circulação nas pernas e pés.