casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Quando chamar o médico de ternura na área da axila

Como uma das partes mais vulneráveis ​​do corpo humano, a axila pode ser submetida a desconforto causado por erupções cutâneas, infecções fúngicas e dor causada por linfonodos infectados ou aumentados. A maior parte do tempo, a dor sob a axila desaparecerá facilmente sozinha; no entanto, em alguns casos sérios, saber quando chamar o médico é importante.

Razões comuns para ternura e dor nas axilas

Existem várias circunstâncias que podem resultar em sensibilidade na axila. A maioria não é grave e tende a desaparecer por conta própria ou depois de receber um antibiótico. Rashes e cistos podem ocorrer após o barbear ou usar sabonete e desodorante para o qual o corpo é alérgico. Para evitar erupções cutâneas, alguns médicos recomendam o uso de creme de barbear especial, lâminas de barbear que não são maçantes ou outros métodos, como cremes de depilação.

Quando se trata de caroços macios sob a axila, pode haver várias causas. Cistos e abcessos às vezes produzem sensibilidade devido ao barbear ou ao uso de desodorante antitranspirante. Para tratar isso, os médicos recomendam não fazer a barba e usar desodorantes antitranspirantes, pelo menos até que o caroço cure. Outra razão para uma aparência granulada pode ser de glândulas sudoríparas infectadas que estão drenando da axila ou da mama. Os médicos, muitas vezes, prescrevem um antibiótico em tais casos. Motivo para preocupação

Os nódulos também podem se formar a partir de linfonodos infectados. Os gânglios linfáticos são pequenos órgãos do sistema imunológico que contêm glóbulos brancos que ajudam o corpo a combater a infecção. Às vezes, os gânglios linfáticos podem formar uma infecção e aumentar causando inflamações que podem resultar em dor e sensibilidade na axila. Uma forma elevada desta ocorrência é chamada linfadenite. A linfadenite causará sensibilidade na axila, na virilha e ao redor do pescoço. Também forma listras vermelhas dolorosas logo abaixo da pele. Se não for tratada, a infecção pode, eventualmente, encontrar o caminho para a corrente sanguínea e pode levar à morte.

Os linfonodos também podem inchar de tumores localizados na axila ou no peito. Como os gânglios linfáticos trabalham com o sistema imunológico, eles podem se tornar aumentados devido a uma infecção ou até mesmo câncer de mama.

Se você sentir um nódulo dolorido sob a axila, é uma boa idéia consultar um médico. Na maioria das vezes, não há necessidade de alarme, e há um processo simples de cura, mas é melhor colocar essas preocupações em repouso depois de procurar uma opinião profissional.