O Streptococcus pyogenes, uma bactéria que cresce em cadeias longas, está presente entre 5 e 15% das pessoas saudáveis e não representa nenhuma ameaça. No entanto, sob as condições corretas, pode causar uma infecção mortal e muitas vezes é a causa de doenças como a faringite estreptocócica, síndrome do choque tóxico, escarlatina, síndrome das bactérias carnívoras, impetigo e erisipela.> Bactérias como S. pyogenes podem viajar do sistema respiratório de um indivíduo para outro em gotículas de umidade no ar. Por exemplo, quando um indivíduo com a bactéria espirra, outro pode respirar gotículas do espirro. A transmissão também pode ocorrer através de outros meios de compartilhar fluidos, como usar a escova de dentes de uma pessoa infectada ou através de uma ferida aberta. Uma vez dentro do corpo, o agente patogênico pode viajar através da corrente sanguínea para outros locais.
Entrada no Corpo
Quando as bactérias vivem dentro ou sobre nossos corpos sem causar doenças, elas são conhecidas como flora normal. S. pyogenes é freqüentemente encontrado como parte da flora normal do trato respiratório. A flora normal pode começar a causar doenças se o corpo baixar as defesas, por exemplo, durante outra infecção, ou se a flora tiver acesso a outras áreas do corpo, como o sangue.
Infecção e Sintomas
Quais doenças se desenvolvem depende de onde o Streptococcus pyogenes se instala no corpo. Nas membranas do cérebro, pode causar meningite bacteriana. No ouvido, pode causar otite (infecção no ouvido), enquanto nos seios pode causar sinusite. Na garganta, ou faringe, pode causar faringite - conhecida como garganta inflamada. Na pele, pode causar várias condições, incluindo impetigo ou erisipela, que causam lesões semelhantes a bolhas na pele. A escarlatina inclui uma erupção cutânea, dor de garganta, febre e, normalmente, uma cobertura branca na língua e na garganta. No útero, pode causar febre puerperal. Esta infecção já foi uma causa comum de morte em mulheres que deram à luz recentemente. Na fáscia que envolve os músculos, pode causar fasceíte necrotizante, também chamada de síndrome das bactérias carnívoras.
O Streptococcus pyogenes é sensível à penicilina (não são conhecidas cepas resistentes). Consequentemente, os indivíduos com uma infecção por S. pyogenes são tipicamente tratados com penicilina durante pelo menos 10 dias. Isso mata as bactérias e cura a infecção.
Sem tratamento
Podem ocorrer complicações graves se uma infecção não for tratada. A febre reumática aguda parece ocorrer após infecções na garganta quando anticorpos do sistema imunológico, que devem atacar a infecção por estreptococos, atacam partes do corpo saudáveis. Os sintomas da febre reumática podem incluir dor nas articulações e inflamação do coração. A glomerulonefrite envolve inflamação de pequenos vasos sangüíneos nos rins, o que faz com que o corpo retenha líquidos enquanto o sangue ou a proteína se acumulam na urina. Se não tratada, a glomerulonefrite pode evoluir para doença renal terminal.